Jornada do Conhecimento reúne mais de 500 pessoas nas edições de São João e Valença

Piauí

Em uma iniciativa que destaca a importância da transparência, eficiência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) realizou duas edições da Jornada do Conhecimento em uma mesma semana, nas cidades de São João do Piauí (dias 23 e 24) e Valença (dias 25 e 26). As edições reuniram mais de 500 pessoas, este público conferiu uma intensa programação que buscou promover a aproximação entre o Tribunal, os gestores públicos e a sociedade.

Em São João do Piauí, o presidente do TCE-PI, Kennedy Barros participou da abertura do evento, ressaltando o papel pedagógico da Corte de Contas. Ele destacou que a Jornada do Conhecimento é mais do que um instrumento de controle, é uma oportunidade de capacitação e orientação para os gestores públicos. “Queremos estar mais próximos, ouvir as dúvidas e oferecer suporte para uma administração pública mais eficiente e transparente”, disse.

A programação da Jornada do Conhecimento contém temas relevantes para a gestão pública, como a lei de licitações, reforma da previdência, alimentação escolar e ouvidoria. O diretor da Escola do TCE-PI, Kleber Eulálio, ressaltou a importância da troca de conhecimento para o desenvolvimento de práticas mais eficazes na administração pública e destacou a atuação do Tribunal de Contas em orientar e colaborar com os municípios, priorizando a orientação em detrimento da punição.

Uma equipe de palestrantes multitemática apresentou mais de quinze palestras, para um público de centenas de pessoas entre gestores, servidores e sociedade civil.

As auditoras Geysa Elane Sá e Liana Melo  apresentaram resultados de trabalhos de fiscalização realizados pelo Tribunal na área de Planejamento Estratégico e participativo em Saúde, e Alimentação Escolar nos Municípios, respectivamente. Os eventos oportunizaram o diálogo entre sociedade e TCE-PI, além de esclarecer a atuação do Tribunal para políticas públicas eficientes.

O promotor do Ministério Público, Jorge Luiz da Costa Pessoa , esteve presente nos 2 municípios levando o tema “Necessidade do Fortalecimento das Controladorias Internas para uma Gestão Eficiente”. “. É muito importante garantir que as práticas de controle interno e ouvidoria sejam profissionalizadas para promover gestões mais eficientes. Essa abordagem certamente contribui para um melhor funcionamento das administrações locais”, frisou.

A programação incluiu palestras sobre condutas vedadas em períodos eleitorais, um tema especialmente relevante neste ano eleitoral, quando muitas dúvidas surgem sobre o que é permitido ou não. Na edição de Valença, o juiz Juscelino e o advogado Welson abordaram o assunto, destacando as restrições e orientações para os gestores.

O público presente nas duas cidades foi bastante receptivo, participando ativamente das sessões de perguntas e respostas, tirando dúvidas e compartilhando suas experiências. A interação com os especialistas e a disposição para aplicar o conhecimento adquirido no dia a dia da administração pública foram importantes para o sucesso dos eventos.

Fonte: Tribunal de Contas do Piauí

Compartilhe este post
consultoria natura avonSabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário