Guerra Rússia-Ucrânia: lista dos principais eventos, dia 509

Guerra Rússia-Ucrânia: lista dos principais eventos, dia 509

Internacional

Estes são os principais desenvolvimentos quando a invasão russa da Ucrânia entra em seu 509º dia.

Aqui está a situação na segunda-feira, 17 de julho de 2023.

Brigando

  • O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a contra-ofensiva da Ucrânia está falhando. “Todas as tentativas inimigas de romper nossas defesas… não tiveram sucesso desde o início da ofensiva. O inimigo não tem sucesso”, disse o líder russo em entrevista à televisão.
  • Putin também disse que a Rússia tem um “estoque suficiente” de munições cluster e alertou que Moscou “se reserva o direito de tomar medidas recíprocas” se a Ucrânia usar as controversas armas.
  • Autoridades ucranianas disseram que os combates se “intensificaram” na frente oriental, com as forças russas “atacando ativamente no setor de Kupiansk em Kharkiv” por dois dias consecutivos. “Estamos na defensiva”, escreveu a vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Maliar, no aplicativo de mensagens Telegram. “Há batalhas ferozes. As posições de ambos os lados mudam dinamicamente várias vezes ao dia.”
  • Maliar também disse que os dois exércitos estão se enfrentando em torno da cidade oriental arruinada de Bakhmut, mas que as forças ucranianas estão “avançando gradualmente” ao longo de seu flanco sul.
  • Separadamente, os militares ucranianos indicaram que assumiram o controle de parte de uma vila no sudeste da região de Donetsk, perto de uma série de pequenos assentamentos recapturados pela Ucrânia em junho. “O inimigo fez uma tentativa malsucedida de recuperar as posições perdidas na parte norte de Staromayorske”, disse o estado-maior das forças armadas da Ucrânia em uma atualização marcando o primeiro reconhecimento oficial do progresso na vila.
  • Um porta-voz do comando sul da Ucrânia também disse que as forças ucranianas avançaram mais de um quilômetro (0,6 milhas) em uma parte da frente sul.
  • Autoridades ucranianas disseram que um homem foi morto e sete ficaram feridos depois que a Rússia bombardeou um distrito da cidade de Kharkiv, no leste do país. Dois meninos, de oito e 10 anos, também ficaram feridos quando um artefato explosivo deixado pelas forças russas detonou na região sul de Kherson, segundo a Procuradoria-Geral da Ucrânia.
  • Enquanto isso, o Ministério da Defesa da Rússia disse que suas forças impediram a Ucrânia de atacar o porto de Sebastopol, no Mar Negro, destruindo sete drones aéreos e dois submarinos. Não houve baixas nem danos no ataque à península da Crimeia anexada.
  • O governador da região de Belgorod, na Rússia, disse que as forças ucranianas bombardearam a cidade fronteiriça russa de Shebekino usando mísseis Grad, matando uma mulher que andava de bicicleta. Ele disse que o bombardeio ucraniano de dois outros assentamentos de Belgorod não causou vítimas, mas danificou três casas, armazéns, uma cerca, uma torre de água e uma linha de energia em uma empresa agrícola.

Diplomacia

  • A Coreia do Sul prometeu fornecer mais equipamentos de desminagem à Ucrânia após a visita do presidente Yoon Suk-yeol a Kiev no fim de semana.
  • A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, pediu um redobrado apoio à Ucrânia, dizendo que “é a melhor coisa que podemos fazer pela economia global”. Falando à margem de uma cúpula do ministro das finanças do G20 na Índia, Yellen disse que “o apoio orçamentário era crítico para a resistência da Ucrânia” e que um dos principais objetivos de Washington era “combater os esforços da Rússia para escapar de nossas sanções”.

Acordo de grãos do Mar Negro

  • O último navio a viajar sob um acordo negociado pelas Nações Unidas que permite a exportação segura de grãos ucranianos para o Mar Negro deixou o porto de Odesa no início do domingo, de acordo com MarineTraffic.com.
  • A Rússia não concordou em registrar nenhum novo navio desde 27 de junho e a iniciativa expirará na segunda-feira, a menos que Moscou concorde em estendê-la.

Economia

  • O Estado russo assumiu o controle da subsidiária russa da fabricante francesa de iogurte Danone, juntamente com a participação da cervejaria Carlsberg em uma cervejaria local, de acordo com um decreto assinado pelo presidente do país.
  • A Carlsberg disse que “não recebeu nenhuma informação oficial” sobre a mudança, acrescentando que as perspectivas de alienação total de seus negócios na Rússia agora são altamente incertas. A Carlsberg disse em junho que havia assinado um acordo para vender seus negócios na Rússia, sujeito a aprovações regulatórias.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa