Guerra Rússia-Ucrânia: Lista dos principais eventos, dia 481

Guerra Rússia-Ucrânia: Lista dos principais eventos, dia 481

Internacional

À medida que a guerra entra no seu 481º dia, estes são os principais desenvolvimentos.

Esta é a situação na segunda-feira, 19 de junho de 2023.

Brigando

Vladimir Rogov, um oficial instalado pela Rússia na Ucrânia, disse que as forças ucranianas capturaram a vila de Piatykhatky na região de Zaporizhia, na segunda vitória de Kiev nessa frente desde que lançou sua contra-ofensiva no início deste mês. Rogov disse que os ucranianos montaram ondas de ataques e que “centenas” de soldados ucranianos foram mortos.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que suas forças repeliram uma série de ataques ucranianos em três seções da linha de frente. O ministério disse que Kiev está pressionando mais ativamente na região de Zaporizhia, mas não mencionou Piatykhatky.

O exército da Ucrânia disse que sua força aérea realizou 14 ataques a posições russas e destruiu dois sistemas de mísseis antiaéreos.

Serhiy Bratchuk, porta-voz da administração militar de Odesa, disse que a Ucrânia destruiu um depósito de munição “significativo” perto da cidade portuária ocupada pelos russos de Henichesk, na região sul de Kherson.

O Reino Unido disse que a Rússia e a Ucrânia estão sofrendo um grande número de baixas militares enquanto Kiev luta para desalojar as forças do Kremlin das áreas ocupadas. Os combates mais intensos ocorreram na região sudeste de Zaporizhia, em torno de Bakhmut e mais a oeste na região leste de Donetsk, disse o Reino Unido.

O chefe do Grupo Wagner da Rússia, Yevgeny Prigozhin, disse que 32.000 homens recrutados nas prisões russas voltaram para casa após o término de seus contratos com a força mercenária na Ucrânia.

Diplomacia

Uma missão de paz africana sobre a guerra na Ucrânia que não conseguiu despertar o entusiasmo de Moscou ou Kiev ainda foi eficaz, de acordo com o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa. Ele disse que os africanos continuarão conversando com o presidente russo, Vladimir Putin, e com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, sobre sua proposta.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, pedirá às empresas que aumentem os investimentos para ajudar a reconstrução da Ucrânia na Conferência de Recuperação da Ucrânia, que começa em Londres na quarta-feira. Espera-se que Zelenskyy faça uma aparição virtual no evento de dois dias, disseram os organizadores.

armas

O chefe da indústria da União Europeia, Thierry Breton, disse que o bloco está acelerando as entregas de armas para a Ucrânia em apoio à contra-ofensiva do país contra as forças russas. Breton disse ao jornal francês Le Parisien que a UE está se preparando para que a guerra “dure mais alguns meses, ou até mais”.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa