Guerra Rússia-Ucrânia: Lista dos principais eventos, dia 453

Guerra Rússia-Ucrânia: Lista dos principais eventos, dia 453

Internacional

À medida que a guerra entra no seu 453º dia, analisamos os principais desenvolvimentos.

Aqui está a situação atual na segunda-feira, 22 de maio de 2023.

Brigando

  • O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, esclareceu comentários anteriores sobre a situação em Bakhmut, dizendo que “não foi ocupada” pela Rússia “a partir de hoje”. Mais cedo, ele disse aos repórteres que “não sobrou nada” da cidade oriental e que os russos “destruíram tudo”.
  • A Rússia alegou ter capturado totalmente Bakhmut da Ucrânia, com o presidente Putin parabenizando suas tropas e o mercenário Grupo Wagner por tomar a cidade oriental em grande parte arruinada.
  • O coronel-general Oleksandr Syrsky, comandante das forças terrestres da Ucrânia, disse que as tropas ucranianas estavam se aproximando de um “cerco tático” de Bakhmut, segundo o Kyiv Independent. O comandante visitou anteriormente a linha de frente.

  • Um oficial instalado pela Rússia na região de Zaporizhia, no sul da Ucrânia, disse que Kiev atingiu a cidade portuária de Berdyansk, ocupada pela Rússia, com mísseis de cruzeiro Storm Shadow fornecidos pelo Reino Unido. Kiev disse que atingiu um quartel-general russo lá, mas não disse quais armas usou.
  • O presidente Zelenskyy comparou a “destruição total” da cidade ucraniana de Bakhmut com a devastação de Hiroshima na Segunda Guerra Mundial, depois que ela foi atingida por uma bomba atômica dos EUA.
  • A Casa Branca disse estimar que o exército da Rússia sofreu 100.000 baixas nos últimos cinco meses – incluindo a morte de 20.000 soldados russos.

Diplomacia

  • A cúpula do G7 de três dias terminou no Japão, com os líderes prometendo mais apoio à Ucrânia após a invasão em grande escala da Rússia em fevereiro de 2022. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, participou pessoalmente da cúpula.
  • A reunião do G7 resultou em “unidade inabalável” no apoio à Ucrânia para afastar a guerra russa, e a presença de Zelenskyy enviou “uma mensagem forte” ao mundo, disse o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, após a cúpula de três dias.
  • Dezenas de milhares de moldávios se reuniram na capital, Chisinau, para apoiar o avanço de seu governo pró-ocidente em direção à Europa em meio ao que autoridades disseram ser esforços russos para desestabilizar seu país.
  • O Canadá apoiará a Ucrânia pelo tempo e o quanto for necessário em seu conflito com a Rússia, disse o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau na cúpula do G7.

Armamento

  • O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou um novo pacote de ajuda militar no valor de US$ 375 milhões para a Ucrânia, dizendo que os EUA forneceriam munição, artilharia, veículos blindados e treinamento. A nova promessa veio dias depois que Washington concordou em permitir o treinamento em caças F-16 fabricados nos EUA, estabelecendo as bases para sua eventual transferência para a Ucrânia.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa