G20: Governo finaliza detalhes para receber delegações estrangeiras em Teresina

G20: Governo finaliza detalhes para receber delegações estrangeiras em Teresina

Piauí

Os Governos do Estado do Piauí e Federal realizaram mais uma reunião preparatória nesta terça-feira (23) para definir detalhes da 3ª Reunião Técnica da Força Tarefa do G20 para Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que será realizada de 22 a 24 de maio, no Centro de Convenções de Teresina, e é uma preparação para a 19ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo do G20, que acontecerá no Rio de Janeiro, em novembro.

O encontro desta terça-feira foi híbrido, com equipes do Governo do Piauí no Palácio de Karnak, e do Governo Federal (Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério das Relações Exteriores e Presidência da República), em Brasília. Na pauta, a definição de logística de transporte, hospedagem, comunicação e segurança para receber as 54 delegações estrangeiras que virão à reunião de Teresina.

O superintendente de Gestão e Governança da Secretaria de Governo, Thyago Januário, explicou que a experiência exitosa do Piauí no combate à fome e a pobreza o credenciaram para ser sede de uma das reuniões técnicas que antecedem o G20. “Nesse período, o Piauí evoluiu seu PIB, estando o crescimento entre os dez maiores do país e o maior na Região Nordeste. Vamos mostrar para os integrantes do G20 as políticas públicas de sucesso que resultaram na melhoria da condição de vida da população, para que possam ser implementadas em outras nações”, afirmou.

Foram selecionados 30 voluntários bilíngues para auxiliar na comunicação com as delegações e apoio às coordenações. A programação está pré-definida e contará com jantar de boas vindas, reuniões técnicas e visita de campo. O Piauí contará, ainda, com um estande oficial no evento para divulgação de produtos típicos e atrações turísticas.

G20 – O combate à fome, pobreza e desigualdade é uma das prioridades do G20 desde que o Brasil assumiu a presidência do G20, em 1º de dezembro de 2023. Por isso, o País organizou uma força-tarefa para construir uma Aliança Global contra Fome e a Pobreza, sob coordenação dos Ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Fazenda e das Relações Exteriores.

É a primeira vez que, no âmbito do G20, é proposta uma aliança para tratar de uma crise que não é essencialmente dos países mais ricos, mas global. Estima-se que, no mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), 735 milhões de pessoas passam fome. 

Além da União Europeia e da União Africana, integram o G20 os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia.

Fonte: Governo do Piauí

Compartilhe este post
consultoria natura avonSabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário