AMARANTE

Piauí

Professor alerta sobre os riscos em praticar exercício sem acompanhamento profissional

Avatar

Publicado em

Piauí

exercícios sem acompanhamento profissionais academias

Todo início de ano é comum ver as pessoas lotando as academias para perder os quilos extras adquiridos nas festas de final de ano, no entanto é preciso muita cautela antes de começar qualquer atividade física. A falta de uma orientação médica e de um profissional qualificado podem ocasionar problemas ortopédicos como distensão muscular, dores articulares agudas, lombalgias, tendinites e várias outras alterações físicas como arritmias, tonteiras e câimbras.
De acordo com o professor do curso de Educação Física da Faculdade UNINASSAU Aliança, Thiago Sousa Reinaldo, o maior perigo nesta corrida contra o tempo para perder peso, é fazer exercício sem o acompanhamento de um professor. “A primeira coisa que temos que pensar é em relação à assiduidade. Não adianta indicar um tipo de atividade se o aluno não gosta. É preciso respeitar o gosto do aluno dentro da realidade. Uma pessoa com artrose, por exemplo, não pode correr. E ninguém inicia na musculação levantando 100 kg. A presença de profissional irá adaptar a necessidade do aluno ao gosto do mesmo, e prevenir lesões musculares.”
Atualmente a prática de exercícios está ligada a questões de saúde, pois ajuda na prevenção de inúmeras doenças, como a obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose entre outras. “O exercício físico tem uma relação direta com saúde, pois contribui para melhorar a força, a composição corporal, e todo o funcionamento do organismo de um indivíduo.”, explica Thiago.
O professor alerta ainda que muitas pessoas passam tempo demais sem praticar exercício e acabam se excedendo. “Quando a gente fala de excesso de treinamento o primeiro problema que posso ter é associado a lesões musculares. A gente tem que tirar da cabeça das pessoas esta cultura de que exercício precisa doer. Muitas vezes a dor é um sinal inflamatório, e é preciso parar e avaliar”, finaliza.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Gestores de projetos do Plano Geral de Atuação do MPPI dialogam sobre andamento das atividades e resultados obtidos
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Piauí

MPPI e o município de Miguel Leão assinam termo de conduta para modificação de portal de entrada da cidade

Avatar

Publicados

em


O Ministério Público do Piauí, por meio da Promotoria de Justiça de Monsenhor Gil, e o município de Miguel Leão celebraram termo de ajustamento de conduta para a modificação do portal de entrada da cidade. O documento foi assinado na última sexta-feira, 14 de maio, pelo promotor de Justiça Rafael Nogueira e pelo prefeito de Miguel Leão, Roberto Nascimento. A reunião foi realizada por videoconferência.

O chefe do executivo retirará a imagem do “leão” da estrutura do portal na entrada do município. A ação deve ser executada no prazo de 15 dias. Os demais elementos da estrutura do portal serão preservados. Após o ajuste, em até 48 horas, o município publicará uma nota de esclarecimento à sociedade acerca da alteração no portal da entrada do município e informando sobre a celebração do termo de ajustamento firmado com o MPPI.

O gestor municipal assumiu ainda o compromisso de abster-se de promover qualquer tipo de identificação entre a publicidade oficial e a menção de nomes, símbolos ou imagens, incluídos slogans ou imagens de leão, que caracterizem promoção pessoal ou de servidores públicos, mantendo nos atos oficiais o brasão do município, conforme a legislação em vigor.

Leia Também:  Canoa vira e pescador desaparece em lagoa na zona rural de Parnaíba

O prefeito deve também enviar à Promotoria de Monsenhor Gil documentos que comprovem o efetivo cumprimento do termo de ajustamento de conduta.

Caso descumpra o termo de ajustamento de conduta, o chefe do Executivo de Miguel Leão poderá pagar multa diária de um terço do salário mínimo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA