EL PAÍS

Esta é a empresa que tem contribuído para um país mais digital, inclusivo e sustentável

Tecnologia

Em 1998, a Espanha (e o mundo) eram muito diferentes do que são hoje. No ano em que Titânico fez história nos Óscares com as suas 11 estatuetas, no nosso país ainda era pago em pesetas. Do outro lado do Atlântico, nos Estados Unidos, dois jovens engenheiros –Sergey Brin e Larry Page– lançaram um site chamado Google. O DVD substituiu para sempre os antigos vídeos em VHS e, a 400 quilômetros da Terra, a Estação Espacial Internacional começou a funcionar.

Nesse mesmo ano, a venda de telefones celulares disparou para 162.900 unidades em todo o mundo, um número recorde. E uma empresa de telecomunicações ainda desconhecida na Espanha, a Orange, começou a operar em solo espanhol. Passaram-se vinte e cinco anos, um quarto de século em que a operadora contribuiu para a digitalização e modernização de Espanha através de um investimento de mais de 35.500 milhões de euros.

O compromisso de Laranja com o progresso do país permanece intacta. Nos últimos cinco anos, a empresa dedicou 20% de sua receita anual para melhorar seus planos de inovação e expandir suas infraestruturas. Os dados apóiam esse esforço. Hoje, sua implantação de fibra atinge quase 17 milhões de residências e empresas, e sua cobertura 5G atinge 80% da população. De fato, tornou-se a primeira operadora espanhola ⎯e uma das primeiras na Europa⎯ a lançar a rede 5G+. Esta tecnologia, que já pode ser acessada em 30% do território, oferece maiores benefícios: melhor cobertura indoor, maior duração da bateria para telefones e segurança, menor latência…

Todas essas ações demonstram a contribuição da Orange tanto para a transformação digital da sociedade e de seu tecido produtivo, quanto para as pessoas, que dão todo o sentido à tecnologia. Um exemplo é a recente inauguração do Centro Digital Orange em Madrid. O Fundación Orange, que também celebra este ano as suas bodas de prata em Espanha, é a promotora deste centro. Destina-se a reduzir o fosso digital em grupos em risco de exclusão: desde jovens com dificuldades de adaptação a mulheres em situação precária e pessoas com autismo.

Orange Digital Center, no coração de Madrid, foi criado com o objetivo de promover a inclusão e acessibilidade ao emprego das pessoas mais vulneráveis ​​e reduzir o fosso digital.
Orange Digital Center, no coração de Madrid, foi criado com o objetivo de promover a inclusão e acessibilidade ao emprego das pessoas mais vulneráveis ​​e reduzir o fosso digital.

O objetivo é que todos adquiram conhecimentos e competências para o seu desenvolvimento pessoal, de forma a poderem integrar-se na sociedade e assim aumentar as suas competências profissionais e de colocação profissional. Estas novas instalações servem também como ponto de encontro de empresários e iniciantes, que eles podem acessar uma infinidade de práticas e recursos para iniciar seus negócios.

a favor do meio ambiente

Outra linha de atuação prioritária da Orange é o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o combate às mudanças climáticas. Apesar do aumento dos seus negócios, a empresa tem conseguido reduzir as suas emissões de dióxido de carbono (CO₂). Só no ano passado, eles caíram até 57%. Desta forma, a Orange alcançará a neutralidade carbônica na Espanha em 2023 (emissões líquidas para escopo 1 e 2 usando compensação de emissões).

Entre outras ações, continuará com o reflorestamento da floresta Orange, localizada em Ejulve (Teruel), que foi devastada por um incêndio florestal em 2009. Já foram plantadas quase 37.000 árvores em cerca de 40 hectares, capazes de absorver 9.750 toneladas de CO₂. A ideia é chegar a 54 hectares ao longo deste ano.

A promoção da energia limpa é outra das suas prioridades. A operadora anunciou um investimento de 2,5 milhões de euros para o autoconsumo solar. Até ao final de 2024, vai colocar painéis solares em 33 instalações em 19 províncias. E acelerará o lançamento de seu programa de reciclagem de dispositivos móveis na Europa, para atingir 30% em 2025.

Olhando para o futuro, a Orange mantém a sua aposta em Espanha. Em seu roadmap, a empresa de telecomunicações está ciente de que ainda há muitos desafios a vencer, relacionados à digitalização. Por isso, tanto a multinacional como a sua Fundação reafirmam o seu compromisso de contribuir para a transformação digital, a transição ecológica e a coesão social. Estes três pilares são parte fundamental da sua atividade e estão alinhados com as necessidades de um país e de um mundo que encara o desafio de deixar para trás as incertezas de hoje para enfrentar com optimismo a conquista do amanhã.

Entre os países mais digitalizados da Europa

As empresas do setor de telecomunicações na Espanha investiram uma média anual de 5.500 milhões de euros desde 1998, o que colocou nosso país entre os de melhor conectividade da Europa. É um dos conclusões do relatório Impacto da transformação digital na Espanha: 1998-2023, elaborado pela consultora Nae em parceria com a Orange Foundation. A obra mostra os progressos “vertiginosos” experimentados nesta transformação nos últimos 25 anos e indica que, no período 2017-2022, a Espanha alcançou a sétima posição e ficou à frente dos países França (12), Alemanha (13) ou Itália (18).

O estudo mostra que a digitalização do país, graças à promoção das telecomunicações, contribuiu com cerca de 7.500 milhões de euros por ano para o PIB nacional durante o período 2013-2018. E no que diz respeito à conectividade, destaca que a Espanha ocupa a terceira posição no mundo em termos de porcentagem de acessos de fibra em relação ao total de acessos de banda larga. Só é superado por países históricos na implantação dessa tecnologia, como Coréia do Sul e Japão.

A nível da União Europeia (UE), a Espanha lidera o ranking dos países com maior percentagem de lares com ligações de banda larga fixa de pelo menos 100 Mbps. Graças ao esforço dos operadores de telecomunicações, a Espanha entrou no top -3 dos países com a melhor conectividade da UE. Embora esses números reflitam o sucesso do processo de digitalização, existem alguns grupos sociais que, apesar desses múltiplos avanços, não conseguem usufruir das vantagens que a tecnologia oferece. Tanto que apenas 64,2% da população espanhola possui habilidades digitais básicas. Esta percentagem está ainda longe do objetivo definido pela Comissão Europeia: pelo menos 80% da população deve possuir estas competências digitais básicas. Melhorar as competências digitais dos cidadãos é o maior desafio para avançar para a digitalização total. É necessário, portanto, continuar gerando oportunidades para que todos os cidadãos possam desenvolvê-las, independentemente de sua situação pessoal, social ou profissional.

O relatório também destaca que a exclusão digital entre as áreas urbanas e rurais foi reduzida, passando de 18% em 2004 para 4% em 2022. E aponta que essa redução, aliada ao aumento das velocidades de conexão nas áreas rurais, está a ter um “efeito positivo na redução do despovoamento das zonas rurais”.

Quanto ao número de internautas diários, passou de 16,1% em 2003 para 87,1% em 2022. E a brecha digital no acesso à internet baseada na idade diminuiu significativamente nos últimos anos, passando de 50,5 pontos em 2012 para 18 pontos em 2022. No caso dos maiores de 74 anos, a diferença em relação ao percentual de usuários globais é bem maior, chegando a 58 pontos no ano passado.

“A inclusão continua sendo o grande desafio no qual empresas, entidades sem fins lucrativos e Administrações Públicas devem trabalhar juntas se quisermos concluir este processo de modernização de nosso país”, admite o diretor de Sustentabilidade da Orange e da Orange Foundation, Daniel Morales .


Com informações do EL Pais / Tecnología

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa