AMARANTE

PIAUÍ

Equatorial Piauí esclarece e orienta sobre externalização do padrão de ligação

Avatar

Publicado em

PIAUÍ

Quando o cliente ocupa um imóvel que até então nunca teve energia elétrica, ou se já é responsável por um que possui o medidor instalado internamente, é importante que regularize com a externalização do padrão de ligação.

O padrão de ligação é o conjunto de instalações compostas pela caixa de medição, e vários outros itens que são indispensáveis para que a ligação da unidade seja feita com total segurança. A construção desse padrão é de responsabilidade do cliente, podendo ser realizada por profissional de sua confiança, em local de fácil acesso aos leituristas, na área externa da residência seguindo todas as recomendações da ANEEL, ou contratando o serviço junto à Equatorial Piauí, garantindo a execução de forma rápida e segura pelos técnicos da distribuidora e com possibilidade de financiamento.  

Válido reforçar que o cliente terá custos apenas com a construção do padrão, já que a solicitação do serviço de mudança do medidor interno para externo, realizado pela Equatorial Piauí, é gratuita, situação estabelecida pela Resolução 258/2003 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Quando o medidor está instalado na área interna do imóvel, e o leiturista não consegue ter acesso à medição, a Resolução 414/2010 da Aneel orienta que o consumo seja faturado pela média dos últimos 12 meses. Em alguns casos, essa média pode acarretar prejuízo ao cliente, pois há situações em que o imóvel está fechado e sem consumo. Daí a importância do medidor está instalado na parte externa do imóvel.

Facilidades e financiamento para padrão de ligação

Buscando oferecer mais alternativas e facilidades para seus clientes, a Equatorial Piauí possibilita o financiamento da construção e formatação do padrão de ligação monofásica por um valor total de R$ 444,74, podendo dividir o valor em até 24 vezes. Para ligações trifásicas, o valor é R$ 536,16 que poderá ser parcelado em até 12 vezes. O valor do financiamento constará nas faturas mensais de energia elétrica.  

Leia Também:  Carnaval de Água Branca; confira as atrações

Como solicitar

Para solicitar, o cliente pode realizar o pedido pelo site, clicando aqui, entrar em contato com a Central de Atendimento por meio do número 0800 086 0800 ou procurar uma agência presencial da Equatorial Piauí. Para a solicitação, é necessário fornecer os seguintes documentos:

  • Caso seja ligação nova: R.G CPF e endereço;
  • Religação de desligado: R.G, CPF documento de vínculo com imóvel e código único (unidade consumidora);
  • Se for mudança de local do medidor interno para externo: código único (unidade consumidora), R.G e CPF.

Após a solicitação realizada, o cliente deve aguardar contato da distribuidora para a execução do serviço e através das equipes de campo da distribuidora será solicitado do titular da unidade consumidora, os documentos pessoais para preencher formuláro de financiamento, escolha da quantidade de parcelas e assinaturas para proceder com a instalação do padrão, obedecendo todos os protocolos de distanciamento e segurança estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A opção de financiamento do padrão é mais uma frente de trabalho da Equatorial que permite o cliente ganhar tempo e qualidade no serviço de padronização da sua ligação de energia, com todos os equipamentos e procedimentos de segurança adequados para atender o prazo regulatório.

Vantagens da externalização do medidor

A externalização do medidor e sua correta instalação ajuda a evitar situações de risco como incêndios motivados por curto-circuito. Com o medidor dentro do domicílio, a possibilidade das chamas se alastrarem pelas instalações elétricas são eminentes. A correta instalação do padrão de ligação na parte externa do móvel significa economia, evita danos elétricos e garante a segurança dos que residem no imóvel, pois além de contribuir para  o aumento da eficiência do processo de leitura do consumo e para a diminuição dos faturamentos por estimativa que ocorrem quando, por qualquer motivo, não é possível o acesso do leiturista ao medidor.

Leia Também:  SAF publica edital para seleção de representantes do Comitê de Políticas para as Mulheres Rurais

Outra vantagem é permitir ao cliente maior privacidade, uma vez que não será mais necessário o ingresso de colaborador da concessionária ao interior das unidades consumidoras.

A Resolução 258/2003 da Aneel estabelece ainda que os consumidores não arcarão os com custos derivados de irregularidades verificadas ou por danos causados aos medidores, salvo se as concessionárias comprovarem que os atos foram cometidos por eles, além de não considerar como medidores externos equipamentos instalados em áreas de uso comum, existentes no interior de condomínios  verticais ou horizontais, bem como em muros e fachadas de propriedade do consumidor.

Em unidades consumidoras localizadas em áreas de conservação de patrimônio artístico, cultural ou histórico, a externalização somente poderá ser feita com autorização dos órgãos públicos responsáveis pelo tombamento. Além disso, é vedada a instalação de equipamento de medição externa em áreas em que as redes de distribuição sejam subterrâneas, ou com previsão para esse tipo de sistema.

Para mais informações sobre externalização do medidor e do padrão de ligação, acesse o link: https://pi.equatorialenergia.com.br/informacoes-gerais/perguntas-frequentes/passo-a-passo-ligacao-nova/#no-muro

Fonte: Equatorial Piauí

COMENTE ABAIXO:
Avatar

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

PIAUÍ

Jucepi lança campanha de arrecadação de alimentos

Avatar

Publicados

em


A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) inicia, nesta terça-feira (11), a campanha “Jucepi Solidária” para arrecadar alimentos não perecíveis que serão destinados a famílias carentes da zona rural.

Segundo a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, a campanha é uma parceria com o Conselho Regional de Contabilidade no Piauí (CRC-PI) e visa somar esforços para o combate à fome. “Muitas famílias estão passando necessidade neste momento da pandemia, por isso resolvemos unir esforços com o CRC-PI para arrecadar alimentos com empresários e contadores”, afirma a gestora.

Em Teresina, a coleta de alimentos está sendo realizada na sede da Jucepi, localizada na rua General Osório, nº 3002, bairro Cabral e na sede do CRC-PI, localizada na avenida Pedro Freitas, nº1000, bairro Vermelha.

A arrecadação de alimentos será realizada ao longo do mês de maio.

Jucepi Solidária, campanha de arrecadação de alimentos.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:



Leia Também:  Piauí Conectado leva internet banda larga a 85% do estado
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA