Dieta Mediterrânea

Dieta Mediterrânea – Emagreça de forma saudável!

Nutrição & Saúde

A dieta Mediterrânea chama atenção pela qualidade de vida que pode trazer a pessoa que se propor a segui-la, assemelhando-se muito a dietas veganas e vegetarianas, mas com a inclusão de carnes magras como fonte de proteína principal.

É uma das dietas preferidas por quem busca emagrecer, mas ainda sim manter um estilo de vida saudável, aliás, muito saudável. No conteúdo de hoje vamos desmistificar detalhes sobre a dieta Mediterrânea. Leia com a gente!

O que é a Dieta Mediterrânea e de onde ela vem?

Recomendada por médicos, nutricionistas e especialistas em saúde e bem-estar, a dieta Mediterrânea é considerada uma verdadeira tradição, principalmente na Europa, difundindo-se aqui no Brasil nos últimos anos.

Mas, o que exatamente é a dieta Mediterrânea? Do que estamos falando quando nos referimos aos seus benefícios para a saúde e por que é tão conhecida em todo o mundo?

Se você quer saber o que é a dieta Mediterrânea, basta olhar um mapa da Europa e, em particular, da área ao redor do Mar Mediterrâneo. Este modelo nutricional de fato se refere à alimentação típica dos países ribeirinhos do mar do sul da Europa, mas podendo ser uma dieta facilmente implantada aqui no Brasil.

Os alimentos habitualmente consumidos nessas áreas supracitadas são frutas, vegetais, cereais, sementes, azeite, carnes brancas (com consumo moderado peixes), legumes, ovos, laticínios, doces e uma carne vermelha ainda mais rara no cardápio. 

Este modelo nutricional baseia-se nos alimentos mais facilmente disponíveis nesses países que citamos anteriormente: o clima ameno das zonas mediterrânicas sempre foi particularmente propício para a cultura da fruta, entre as quais se destacam os citrinos, os vegetais e os cereais, também graças à fertilidade do solo e as estações regulares, das temperaturas às chuvas.

A dieta Mediterrânea, assim como o Detox Caps, irá fazer você expelir todas as suas toxinas desnecessárias que lhe engordam. Detox Caps emagrece mesmo, vale a pena adicioná-lo em sua dieta semanal!

Características e benefícios da Dieta Mediterrânea

Em suma, é uma terra rica e fértil, ideal para a agricultura e, portanto, o berço de uma dieta baseada principalmente nos frutos dessa prática. A dieta Mediterrânea, de fato, apresenta inúmeras vantagens em comparação com outras dietas e regimes dietéticos.

Entre as suas características, encontra-se um consumo limitado de alimentos de origem animal, a partir da carne e seus derivados, que segundo numerosos estudos iniciados no século passado, mas também recentemente confirmados, é um fator muito positivo de promoção da saúde.

Então a dieta Mediterrânea pode ser considerada vegana? É sim possível torná-la vegana ou vegetariana, mas em seu cerne ainda se trata de uma dieta onívora, já que ainda consome outros tipos alternativos de carne em relação à vermelha.

Está associada à redução da mortalidade da população, com menor incidência de inúmeras doenças, desde as cardiovasculares, ao diabetes e até à obesidade.

O que se come na Dieta Mediterrânea?

Mas, e o que se come nessa dieta Mediterrânea? Os alimentos da dieta Mediterrânea, como previsto, são variados e podem diferir de região para região.

Em geral, os cereais são um produto muito consumido nessas áreas: o trigo, é claro, mas não somente. Mesmo a espelta, a cevada, o arroz, o milho e a aveia são usados há séculos na produção de farinha e, portanto, de produtos de padaria.

Imagine como o pão está entre os protagonistas da mesa em todas as regiões do Mediterrâneo e, de fato, quantas variedades de pão existem no sul da Europa, ou seja, em toda a região do Mar Mediterrâneo.

A massa, como derivado do trigo, também é um alimento importante no cardápio típico da dieta Mediterrânea: temperado com legumes, molho de tomate, folhas de ervas aromáticas ou simples azeite, tornando-se um alimento inevitável no cardápio mediterrâneo.

E então os vegetais e frutas de todos os tipos, dependendo da época, são cultivados em diferentes latitudes e de acordo com o tipo de solo, seja na planície ou nas colinas: das oliveiras às árvores frutíferas, dos campos de tomate àqueles de abobrinha, repolho e pimentão, até os vinhedos, cultivados em áreas específicas da Europa desde os tempos antigos. 

Isso vai lhe ajudar a retirar suas toxinas, assim como o Detox Caps age, conforme já mencionado anteriormente. Detox Caps funciona mesmo e temos certeza de que você obterá ótimos resultados em muito pouco tempo!

Dieta Mediterrânea em etapas simples

Agora que você sabe em que consiste e quais são seus muitos benefícios, só precisa descobrir como fazer a dieta Mediterrânea. Na verdade, é uma escolha fácil de fazer, especialmente se você mora no Brasil e possui uma vasta opção de alimentos que nossa agricultura nos fornece.

De fato, é muito comum encontrar frutas e legumes frescos e sazonais, desde os balcões dos supermercados aos mercados locais e por vezes é possível comprá-los diretamente do produtor.

Pães e cereais também são muito populares e os alternando certamente não há o risco de ficar entediado no cardápio semanal. A dieta Mediterrânea se baseia numa cozinha tão variada que é realmente muito fácil satisfazer o paladar com poucos ingredientes e misturá-los com imaginação. Uma regra de ouro sobre como fazer a dieta Mediterrânea é seguir a regra de cores.

Considere levar ao seu prato pelo menos 3 cores a cada refeição, combinando-as, você terá a certeza de ter escolhido os produtos certos para uma refeição saudável e balanceada.

Por exemplo, um prato de massa com tomate e manjericão, mas também um risoto com açafrão ou um omelete de vegetais: receitas simples, mas genuínas, com poucos ingredientes naturais e repletas de nutrientes.

Uma última dica: a dieta Mediterrânea é baseada em alimentos frescos e levemente processados.

Luz verde, portanto, para todos os vegetais, mas também para os grãos em vez da farinha, sempre preferíveis aos alimentos processados ou industrialmente processados, muitas vezes excessivamente ricos em açúcares e aditivos, como conservantes.

Somente a Dieta Mediterrânea não vai ajudar a emagrecer

Parece controverso dizer isso, mas não é, pois somente seguir uma dieta, por mais que ela seja boa como a dieta Mediterrânea, não ajudar na sua perda de peso. Mas como assim?

Com isso queremos dizer que você necessita praticar alguma atividade física regular, como uma caminhada no parque no final da tarde, e seguir um cardápio simples e barato para emagrecer, que auxilie na sua perda de peso controlada e saudável.

Dieta Mediterrânea

Levar seu cão junto pode ajudar a ter uma companhia alegre, desde que um treinador de cachorro já tenha adestrado o mesmo para garantir a segurança de outras pessoas na rua. Gostou das nossas dicas? Até a próxima!

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa