Deputado federal, Assis Carvalho, morre após infarto em Oeiras

Política

A assessoria do deputado federal, Assis Carvalho (PT), confirmou que o estado de saúde do parlamentar se agravou após infarto sofrido na zona rural de Oeiras, onde teve morte confirmada.

Segundo informações, o deputado morreu aos 58 anos ainda no final da tarde deste domingo (05) antes de ser transferido para Teresina. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado para socorrer o deputado.

Ao sofrer o infarto, o deputado Assis Carvalho foi encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento no município de Oeiras.

O parlamentar estava em sua residência no sítio Beira Rio – que fica na comunidade Correntin – na zona rural de Oeiras, onde estava com a família desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

Biografia de Assis Carvalho

Em seu histórico, constam diversas ações pela melhoria da qualidade de vida dos piauienses. Na administração Wellington Dias, enfrentou três grandes desafios e, com muito trabalho e seriedade, conseguiu corresponder às expectativas do povo do Piauí. Em sua gestão como secretário de Saúde, hospitais foram reformados, equipamentos de ponta estão ajudando a modernizar o atendimento médico, a saúde foi descentralizada, investimentos foram feitos para melhorar a atenção primária. Os resultados estão sendo sentidos pelos usuários do SUS com uma rede de saúde mais organizada e hospitais com maior resolutividade e também nos resultados de trabalhos como o da prevenção de dengue (que reduziu em mais de 60% no Piauí). Foi diretor geral do Detran, considerado, na época, um dos piores departamentos de trânsito do Brasil. Durante sua gestão, Assis informatizou, modernizou e ampliou o atendimento. Realizou campanhas educativas vitoriosas como a faixa de pedestres e promoveu a moralização do órgão, combatendo a máfia do Detran. Ao final de sua administração, o Detran do Piauí subiu para a segunda colocação no ranking brasileiro, tornando-se motivo de orgulho para os piauienses. Foi também presidente da Agespisa – onde buscou levar a água para o máximo de famílias. Modernizou, descentralizou e ampliou o atendimento, investiu nas estações de tratamento para garantir a qualidade da água. A campanha pelo uso racional da água e a ampliação do abastecimento de água na capital e no interior beneficiou cidades como Guaribas. Como deputado estadual presidiu a Comissão de Constituição e Justiça e aprovou projetos importantes como o Código de Saúde do Piauí. Nos anos 90, Assis liderou o movimento pela democratização da comunicação que teve como ponto alto a instalação de rádios comunitárias em todo o Piauí. Ele foi o primeiro presidente da Associação de Rádios Comunitárias do Estado. Como bancário, alcançou importantes conquistas para a categoria, junto com valorosos companheiros que hoje também são destaques: Wellington Dias, Simplício Mário, Jesus Alves, Regina Sousa. Presidiu a Associação do Pessoal da Caixa (APCEF) e foi duas vezes dirigente do Sindicato dos Bancários. Foi ainda membro da diretoria da Confederação Nacional dos Bancários e sócio-fundador da Cooperativa de Crédito dos Bancários de Teresina.

Biografia | G1/PI
Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário