Cunha defende que PMDB assine pedido de criação da CPI da Petrobras

Política

O líder do PMDB na Câmara e candidato à presidência da Casa, deputado Eduardo Cunha (RJ), afirmou em sua conta pessoal no microblog Twitter que orientará a bancada peemedebista a aderir ao pedido de criação de uma nova CPI mista para investigar suspeitas de corrupção na Petrobras. O requerimento para retomar no Congresso Nacional as investigações contra a estatal do petróleo deve ser apresentado pela oposição em fevereiro, quando os parlamentares retornam do recesso legislativo.
As mensagens nas quais Cunha defendeu a criação da comissão mista de inquérito foram publicadas na rede social nesta quarta-feira (7), mesmo dia em que reportagem do jornal “Folha de S.Paulo” revelou que ele foi mencionado em depoimento da Operação Lava Jato como suposto beneficiário de propina do esquema de corrupção que atuava na Petrobras. O parlamentar do PMDB disputa o comando da Câmara contra os deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Júlio Delgado (PSB-MG).
O texto publicado pela “Folha de S.Paulo” relata trecho do depoimento do policial federal Jayme Alves de Oliveira Filho, conhecido como “Careca”, que trabalhava como entregador do doleiro Alberto Youssef. À Polícia Federal (PF), “Careca” disse que entregou dinheiro na casa de Eduardo Cunha em um condomínio da zona oeste do Rio de Janeiro. O deputado fluminense nega a acusação.
Na rede social, Cunha ressaltou que uma nova CPI mista da Petrobras (com participação de deputados e senadores) deve ser instalada “tão logo inicie a nova legislatura”. A comissão de inquérito que investigou a empresa no ano passado teve de ser encerrada devido ao fim da atual legislatura, por isso, a oposição pretende abrir uma nova comissão em 2015.
“As fontes que vazam, sabemos de onde vem, tem claro objetivo político de trabalhar para candidatura oponente. Por isso, até para esclarecer isso tudo, estou convencido de que temos de implantar a nova CPMI da Petrobras tão logo inicie a nova legislatura. Vou propor á bancada do PMDB da Câmara, que todos assinamos a nova CPMI imediatamente, porque só assim esclarecermos os fatos”, escreveu Eduardo Cunha no Twitter.
CPI da Petrobras
A CPI mista da Petrobras encerrou suas atividades no dia 18 de dezembro, às vésperas de os congressistas entrarem de férias. Na ocasião, os integrantes do colegiado aprovaram por 19 votos a favor e oito contrários o relatório final elaborado pelo deputado Marco Maia (PT-RS) que recomendou ao Ministério Público Federal o indiciamento de 52 pessoas envolvidas nas investigações da Operação Lava Jato, mas poupou políticos. O parecer alternativo elaborado pelos oposicionistas não foi colocado em votação.
“Se antes eu já achava inevitável a nova CPMI, agora tenho certeza absoluta que com nosso total apoio ela será instalada”, afirmou Cunha nesta quinta-feira no microblog.
O líder do PMDB acrescentou que a eventual criação da CPI da Petrobras não depende de ele vencer a eleição para a presidência da Camara, que será realizada no dia 1º de fevereiro. Segundo ele, mais importante do que sua vitória na disputa interna do Legislativo é o apoio do PMDB, partidos que detém a maior bancada do Senado e a segunda maior da Câmara.
Denison Duarte – Amarante (PI)

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário