Biden, um dos cerca de 30 milhões de pessoas nos EUA que sofrem do distúrbio do sono, usa uma máquina CPAP para melhorar a qualidade do sono.
A Casa Branca anunciou que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, usa uma máquina de pressão positiva contínua nas vias aéreas, ou CPAP, para lidar com a apneia do sono.
A revelação ocorre quando os repórteres observaram marcas no rosto de Biden na quarta-feira, enquanto ele se preparava para voar para Chicago, Illinois, para um importante discurso sobre sua política econômica.
Diante de perguntas sobre as marcas faciais – que indicavam que o presidente usava algum tipo de máscara – funcionários da Casa Branca disseram que Biden havia começado recentemente a usar uma máquina CPAP para melhorar a qualidade do sono.
“Desde 2008, o presidente divulgou seu histórico de apneia do sono em relatórios médicos completos. Ele usou uma máquina CPAP ontem à noite, o que é comum para pessoas com esse histórico”, disse o porta-voz da Casa Branca, Andrew Bates.
O incidente, no entanto, pode contribuir para as preocupações sobre a idade de Biden. Aos 80 anos, ele é o presidente mais velho da história dos Estados Unidos e, se conseguir a reeleição em 2024, completaria 86 anos quando seu segundo mandato terminar.
Os críticos disseram que tais preocupações são exageradas e que a saúde de Biden permanece sólida, embora pesquisas mostrem que os eleitores sempre expressaram preocupações sobre sua idade.
Um votação da NBC em abril descobriu que cerca de 70 por cento dos eleitores dizem que Biden não deveria concorrer a um segundo mandato em 2024, com 48 por cento citando sua idade como um fator importante.
Os rivais republicanos de Biden também aproveitaram sua idade como uma questão de campanha.
O ex-presidente Donald Trump – que é apenas alguns anos mais novo aos 77 anos – apelidou Biden de “Sleepy Joe”. E a ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, disse que não é “provável” que Biden “faça isso até os 86 anos”.
Tanto Haley quanto Trump são candidatos à corrida presidencial de 2024.
A apneia do sono é um distúrbio comum caracterizado por interrupções curtas da respiração durante o repouso e pode resultar em fadiga, pressão alta e problemas cardíacos.
Aproximadamente 30 milhões de pessoas nos EUA têm a doença e 8 milhões usam máquinas CPAP, que fornecem um fluxo contínuo de ar em uma máscara usada durante o sono.
Em fevereiro, o médico de Biden disse que ele estava “apto para o serviço” após um exame físico. O laudo do médico não mencionou a apneia do sono, mas disse que Biden lidou com a congestão nasal “a maior parte da vida”, com melhoras após uma série de cirurgias nasais.
Ainda assim, as gafes e deslizes de Biden costumam levantar questões sobre sua saúde na mídia.
Na manhã de quarta-feira, Biden disse que o presidente russo, Vladimir Putin, estava “perdendo a guerra no Iraque”, embora quisesse dizer “Ucrânia”, uma frase que mais uma vez gerou dúvidas sobre sua idade e acuidade mental.
Com informações do site Al Jazeera