AMARANTE

Piauí

Carreta da Mulher faz exames de mama gratuitos até sexta-feira em Teresina

Publicado em

Piauí

A Carreta da Mulher, que têm viajado por vários municípios do Piauí realizando exames de mama gratuitamente, está de volta a Teresina. Estão sendo disponibilizadas 50 vagas por dia para a realização dos exames, sendo 25 vagas para o turno da manhã e 25 para o turno da tarde.

Podem fazer os exames mulheres de 40 até 69 anos de idade. “Quem quiser fazer o exame deve fazer seu agendamento no PSF (Posto de Saúde da Família) do seu bairro e depois vir para o caminhão no dia e horário marcado, portando o cartão do SUS, CPF e carteira de identidade”, explica Roberto Abreu, coordenador da Carreta Móvel.

O caminhão onde são realizados os exames está estacionado na esquina da Rua Acre com a Rua Olavo Bilac, no bairro Ilhotas, Centro-Sul de Teresina e fica na capital até a próxima sexta-feira (17).

Para Zenaide Soares (foto abaixo), de 59 anos, essa é uma oportunidade para quem não tem plano de saúde. “Fiquei sabendo por meio da Regional (da Fundação Municipal de Saúde). Esse programa é ótimo. Uma oportunidade para quem não tem condição de pagar o exame”, afirma.

Leia Também:  TCE-PI, IRB e Faculdade Pólis Civitas discutem sobre Nova Lei de Licitações em Webinar

Desde o mês de setembro passado, a Carreta da Mulher já percorreu sete municípios do Piauí e realizou cerca de 1050 exames. A Carreta da Mulher resulta de parceria entre o Ministério da Saúde, Governo do Estado e a Fundação Maria Carvalho dos Santos.

Ainda esse mês de outubro, a Carreta estará no município de Castelo do Piauí e São Miguel do Tapuio.

Fonte:Portal AZ

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Piauí

Emater vai fomentar propostas voltadas para agricultura familiar

Publicados

em


O governador Wellington Dias se reuniu nessa quarta-feira (27), com o novo diretor-geral do Emater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Leonardo Nogueira, para definir prioridades na atuação do órgão. Entre as diversas estratégias de apoio ao homem do campo, devem ter destaque a partir de agora o fomento ao crédito e incentivo aos novos profissionais para elaboração de projetos agrícolas.

Conforme previsto no Decreto n° 19. 915/2021, o governo vai lançar um cadastro para pessoas físicas e jurídicas que queiram apresentar projetos na área da agricultura.

“Dentro do PRO Social um casamento tanto na área do empreendedorismo como no apoio ao agricultor familiar. Nós queremos caminhar para garantir a ampliação de renda integrados com o sistema bancário, para que a gente possa atender a projetos que vão desde a produção, beneficiamento, até a comercialização”, pontuou Dias.

Engenheiros agrícolas, apicultores, gestores ambientais, entre outros profissionais do campo, que se dispuserem a desenvolver e executar ações junto a agricultores familiares terão incentivo financeiro do estado.

Leia Também:  Ex-governador Wilson Martins critica presidente Dilma e afirma que "José Filho cumprirá acordo"

“Cada projeto elaborado e executado recebe um percentual tanto dos bancos, que já pagam normalmente, quanto do governo do estado. Vamos estar acompanhando se o projeto está tendo resolutividade ou não”,  explicou Nogueira.

A pedido do governador, o Emater também deve desenvolver um projeto voltado à inserção de novos profissionais do ambiente rural, no mercado de trabalho. A ideia e gerar oportunidade de integração com agricultores familiares. Os graduados ganham oportunidade de emprego e os agricultores, oportunidade de renda e redução da pobreza.

“Você vai sair da faculdade e conseguir através do seu próprio projeto, com os recursos que oferecemos, montar o próprio negócio”, finalizou Nogueira.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA