AMARANTE

reivindicação

No Dia da Enfermagem e do Enfermeiro, profissionais vão às ruas em Amarante pela aprovação do PL 2564

Avatar

Publicado em

Notícias de Amarante

Profissionais de Enfermagem do município de Amarante e cidades vizinhas estiveram em caminhada na manhã desta quarta-feira (12), pedindo a aprovação do Projeto de Lei 2564/20, que institui o piso nacional dos profissionais de Enfermagem. O evento tem o apoio da Prefeitura de Amarante, da Câmara de Vereadores e do Hospital Municipal Dr. Francisco Ayres Cavalcante.

Outra reivindicação, segundo a categoria, é a redução da carga horária para 30 horas/semana. Enfermeiros e técnicos asseguram que são muitos anos de perdas. “[…] e hoje nós trabalhamos com horários excessivos, tendo que dobrar plantões, ou até mesmo correr atrás de outros porque nosso salário está baixo”, explicou a enfermeira Neumária, profissional do Hospital Dr. Francisco Ayres Cavalcante.

A luta pela aprovação do Projeto de Lei, de autoria do senador Fabiano Contarato (REDE/ES), acontece em todo o Brasil com a participação de profissionais no Dia da Enfermagem e do Enfermeiro, comemorado nesta quarta-feira (12).

“Teríamos muito o que comemorar. O que temos que fazer hoje é lutar em busca dos direitos para que nossa condição de trabalho melhore”, finalizou Neumária.

A caminhada de enfermeiros e técnicos em Amarante, que teve a presença da presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Piauí nos Diários Oficiais (Sindespi) Josefa Vieira, contou com a participação de outros municípios, a exemplo de Francisco Ayres e Jardim do Mulato.

“Hoje, esse movimento é uma luta nacional e acontece a favor do PL 2564/20 por melhoria salarial da categoria, como também dos técnicos e auxiliares de Enfermagem, além de buscar também a diminuição da carga horária para 30 horas/semana. Estamos dando maior apoio, pois essa luta é nacional e no Piauí”, disse Josefa Vieira.

Leia Também:  Prefeitura de Amarante inicia matrículas para o Centro Municipal de Educação Infantil

A enfermeira Chirle Soares da Silva, que atua na UBS Anália de Neiva Lima, no município de Jardim do Mulato, esteve na caminhada para fortalecer as reivindicações. Segundo ela, a demanda de serviços por causa da pandemia tem dificultado muito o trabalho dos profissionais da categoria.

“Nós estamos aqui, hoje, dando força ao movimento para que esse projeto seja aprovado, pois precisamos de melhor salário e uma menor carga horária de trabalho. A pandemia está nos deixando estressados como profissionais, o que mexe bastante com o nosso psicológico”, disse a enfermeira Chirle.

Vereadores de Amarante apoiam a reivindicação e também participaram da caminhada, a exemplo de Cinara Queiroz, Mylana Vilarinho, Luíza Neta e Clara Brandão.

“Estamos nessa luta porque buscamos direitos elementares básicos que visam a dignidade e valorização da classe, pois não temos uma jornada de trabalho regulamentada e nem piso salarial. Essa é uma luta antiga, incluindo a reivindicação pela redução da carga horária para 30 horas/semanais”, disse a vereadora Clara Brandão, que também é formada em Enfermagem.

A vereadora Mylana Vilarinho, que também é graduada em Enfermagem, disse ao site que considera importante a participação dos legisladores no fortalecimento da luta dos profissionais enfermeiros. “É uma classe que merece esse benefício por contribuir muito para a evolução dos pacientes. Nesse contexto, nada mais justo que haja uma valorização da classe e com condições adequadas de trabalho e salário. Com certeza vamos conseguir alcançar o que queremos!”

Leia Também:  Quase dois meses após comemorar em família os 106 anos, Dona Coló morre em casa, em Amarante

Em Teresina, após reunião em órgãos do Governo do Estado, o legislador Francisquim falou ao Somos Notícia sobre a caminhada, como também a importância dela e de todo o movimento que acontece no Brasil no Dia do Enfermeiro.

“Sou um defensor da Saúde e não poderia deixar de apoiar a categoria composta de enfermeiros e técnicos, que busca seus direitos em todo o Brasil em muito tempo de luta. Isso é importante e, portanto, necessário. Não tive como participar da caminhada por estar em Teresina, buscando recursos para Amarante”, falou o legislador.

O Projeto de Lei 2564/20

O Projeto de Lei em seu texto inicial considera que “a enfermagem e suas atividades auxiliares, categorias de profissionais abnegados, que colocam em risco a própria saúde para salvar vidas de outras pessoas, surpreendentemente continuam absolutamente desvalorizadas por todo o Brasil. O reconhecimento popular da  importância dessas categorias, infelizmente, não corresponde a remunerações dignas. É essa incoerência que este projeto pretende corrigir”.

“A fixação do piso salarial nacional a profissionais da enfermagem e das atividades auxiliares é um reparo imprescindível de ser feito. É preciso lembrar que na carreira da saúde a disparidade salarial é evidente e marcante, basta comparar a remuneração de Médicos com a de Enfermeiros”, diz o autor do PL, Fabiano Contarato.

Caminhada de enfermeiros e técnicos, em Amarante

Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícias de Amarante

Polícia Civil deflagra Operação ‘Contraordem II’ e cumpre mandados em Amarante

Avatar

Publicados

em

A Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Civil do Estado do Piauí, em ação conjunta com o Ministério Público, deflagrou na manhã desta terça-feira, 15 de junho,  a Operação Contraordem II.

A Operação tem como foco o combate à criminalidade organizada violenta. Equipes de várias unidades da Polícia Civil estão em dilgências para dar cumprimento a 34 mandados de prisão preventiva e diversos mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina, Timon (MA), Amarante, Campo Maior e Parnaíba. A Operação Contraordem contou com o apoio da Secretaria de Justiça do Piauí e Polícia Civil de Timon (MA).
Assessoria de Comunicação
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Após assaltar moto em Amarante, dupla é vista em direção a Angical, diz comandante do GPM
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA