Bangladesh e Myanmar se preparam com ciclone Mocha

Bangladesh e Myanmar se preparam com ciclone Mocha

Internacional

DHAKA, Bangladesh (AP) – Bangladesh e Mianmar se prepararam no domingo quando um ciclone extremamente forte começou a atingir áreas costeiras e as autoridades pediram que milhares de pessoas em ambos os países procurassem abrigo.

A faixa mais externa do ciclone Mocha atingiu a costa do estado de Rakhine, em Mianmar, na manhã de domingo, e à tarde o centro da tempestade deveria atingir a costa perto do município de Sittwe, que estava sob o alerta climático mais alto, disse o Departamento Meteorológico de Mianmar no domingo.

Mais de 4.000 dos 300.000 residentes de Sittwe foram evacuados para outras cidades desde sexta-feira e mais de 20.000 pessoas estão abrigadas em edifícios robustos, como mosteiros, pagodes e escolas localizadas nas terras altas da cidade, disse Tin Nyein Oo, que está ajudando pessoas em abrigos em Sittwe.

Muitos moradores locais vivem em áreas a mais de 3 metros acima do nível do mar, lugares onde os moradores acreditam que a tempestade não pode chegar, acrescentou.

Ventos fortes de 40 a 48 quilômetros por hora (25 a 40 milhas por hora) sopravam na cidade, disse Tin Nyein Oo na manhã de domingo.

“A tempestade ainda não entrou, então não temos muita dificuldade. No entanto, há muitas pessoas nos abrigos e banheiros insuficientes”, acrescentou.

Lin Lin, presidente de uma fundação de caridade local, disse anteriormente que não havia comida suficiente nos abrigos em Sittwe depois que mais pessoas chegaram do que o esperado.

Em Bangladesh, o clima na maioria das áreas permaneceu ensolarado e úmido na manhã de domingo.

Agências da ONU e trabalhadores humanitários em Bangladesh pré-posicionaram toneladas de alimentos secos e dezenas de ambulâncias com equipes médicas móveis em extensos campos de refugiados com mais de 1 milhão de rohingyas que fugiram da perseguição em Mianmar.

Bangladesh emitiu o sinal de maior perigo para Cox’s Bazar, lar dos campos. O Departamento Meteorológico de Bangladesh alertou que o ciclone pode causar graves danos a vidas e propriedades em oito distritos costeiros.

Nenhuma chuva forte foi relatada em Cox’s Bazar na manhã de domingo.

Bangladesh, com mais de 160 milhões de habitantes, preparou mais de 1.500 abrigos contra ciclones. A Marinha disse que está mantendo prontos 21 navios, aeronaves de patrulha marítima e helicópteros para operações de resgate e socorro.

As autoridades de Bangladesh disseram que as fortes chuvas do ciclone podem provocar deslizamentos de terra em Chattogram e Cox’s Bazar e em três outros distritos montanhosos – Rangamati, Bandarban e Khagrachhari.

Em maio de 2008, o ciclone Nargis atingiu Mianmar com uma tempestade que devastou áreas povoadas ao redor do delta do rio Irrawaddy. Pelo menos 138.000 pessoas morreram e dezenas de milhares de casas e outros edifícios foram destruídos.

Roxy Mathew Koll, cientista do clima do Instituto Indiano de Meteorologia Tropical na cidade de Pune, disse que os ciclones na Baía de Bengala estão se tornando mais intensos mais rapidamente, em parte por causa das mudanças climáticas.

Os cientistas do clima dizem que os ciclones agora podem reter sua energia por muitos dias. O ciclone Amphan no leste da Índia em 2020 continuou a viajar por terra como um forte ciclone e causou extensa devastação.

“Enquanto os oceanos estiverem quentes e os ventos favoráveis, os ciclones manterão sua intensidade por um período mais longo”, disse Koll.

Os ciclones estão entre os desastres naturais mais devastadores do mundo, especialmente se afetarem regiões costeiras densamente povoadas no sul da Ásia.

___

A cobertura ambiental e climática da Associated Press recebe apoio de várias fundações privadas. Veja mais sobre a iniciativa climática da AP em https://www.ap.org/press-releases/2022/ap-announces-sweeping-climate-journalism-initiative. O AP é o único responsável por todo o conteúdo.


Fonte: AP News

Compartilhe este post
EletrocarroCinara Cristina Citopatologista Dra JosileneAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa