ataques na nova zelândia massacres

Ataques em mesquitas da Nova Zelândia deixam pelo menos 49 mortos

Internacional

Dois tiroteios ocorridos em duas mesquitas em Christchurch na Nova Zelândia deixaram pelo menos 49 mortos. A ação foi classificada como o pior ataque da história do Pacífico. Os massacres aconteceram por volta das 13h30 desta sexta-feira (15), horário local.

Uma das mesquitas é chamada Masjid Al Noor, onde morreram 41 pessoas. O outro ataque foi no Centro Islâmico Linwood e deixou sete mortos, bem próximo à primeira mesquita ataquada. Outra vítima morreu a caminho do hospital.

Os ataques aconteceram de forma simultânea na maior cidade da Nova Zelândia. Informações apontam que 48 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para o hospital da cidade. Dessas, 20 estão em estado grave.

Tudo aconteceu quando os fiéis estavam rezando. O massacre foi transmitido por um dos atiradores ao vivo pelo Facebook, que logo fez a exclusão do vídeo.

O site The Guardian disse ao informar os ataques que “a paz foi destruída por tiros que deixaram dezenas de mortos”.

Um dos atirador é um extremista de 29 anos. Os ataques repercutem no mundo inteiro. Há protestos na Austrália, Estados Unidos, Turquia e Bangladesh.

Durante uma entrevista à imprensa local, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinta Ardem, afirmou que os disparos parecem ser um ataque terrorista “muito bem planejado”.

“Este é, e será, um dos dias mais negros da Nova Zelândia”, disse Ardern, muito abalada.

Dois dispositivos explosivos foram encontrados e desarmados em veículos que foram considerados suspeitos.

Um cadeirante afirmou que estava nos fundos da mesquita e que ouviu todo o tiroteio por cerca de sete minutos.

“Após cerca de 10 minutos, pensei que o atirador havia saído. Empurrei-me para entrar na mesquita e foi inacreditável. Vi na sala principal do lado direito mais de 20 pessoas, algumas delas mortas, algumas gritando”, disse ele à Al Jazeera.

Um dos atiradores usou uma arma automática. Ele usava capacete, óculos e uma jaqueta militar. Após os ataque, a polícia pediu que as pessoas permanecessem em suas casas.

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário