Paquistão: Mais de uma dúzia de mortos em ataque no Baluchistão

Paquistão: Mais de uma dúzia de mortos em ataque no Baluchistão

Internacional

Um acampamento do Frontier Corps na área inquieta foi atacado, matando pelo menos 13 pessoas.

Pelo menos 13 pessoas, incluindo soldados, foram mortas em um ataque a uma instalação de segurança no sudoeste do Paquistão.

Um acampamento do Corpo de Fronteira na área de Muslim Bagh, no norte do Baluchistão, foi atacado nas primeiras horas da sexta-feira. Os militares lançaram uma operação para resgatar reféns e limpar a área, disse a ala de mídia militar, Inter-Services Public Relations, em um comunicado no sábado.

No processo da operação, “pelo menos seis soldados e um civil foram mortos”, disse. Outras seis pessoas, incluindo uma mulher, ficaram feridas.

Os mortos incluíam todos os seis atacantes que os militares disseram estar bem equipados e invadiram o complexo.

“A complexa operação de liberação envolveu também uma operação de resgate de reféns para salvar três famílias de um bloco residencial. Os terroristas nem mesmo pouparam as crianças de sua abordagem horrenda”, disse o comunicado.

“As forças de segurança, em sintonia com a nação, continuam determinadas a impedir todas as tentativas de sabotar a paz, a estabilidade e o progresso do Baluchistão”, afirmou.

A província do Baluchistão, na fronteira com o Irã e o Afeganistão, é estrategicamente importante por causa de suas ricas reservas de cobre, zinco e gás natural. As cidades da província são alvo constante de grupos armados.

Grande parte da violência é vista como uma reação dos rebeldes aos planos de investimento da China na região para ligar sua província de Xinjiang ao Mar da Arábia no Baluchistão por meio de uma rede de estradas e ferrovias.

Ataques direcionados a policiais e trabalhadores, especialmente aqueles envolvidos em projetos iniciados pela China sob um plano de investimento de US$ 62 bilhões, são comuns no Baluchistão.

As autoridades afirmam ter reprimido o levante armado, mas a violência persiste. A província rebelde tem visto ataques tanto do grupo armado Tehreek-e-Taliban Paquistão quanto do grupo armado ISIL (ISIS).

Em fevereiro, uma explosão em um mercado lotado em Barkhan matou pelo menos quatro pessoas e feriu 14.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa