AMARANTE

Piauí

Acusado de assassinado é executado com seis tiros no interior do Piauí

Publicado em

Piauí

O luzilandense, João Paulo Araújo Lima de 32 anos de idade, conhecido como Cabeção, foi barbaramente assassinado na noite de hoje (03/06), com mais de seis tiros de pistola na cidade de Esperantina.

O crime brutal contra Cabeção aconteceu por volta 20h30min no Bairro Bernardo Rego situado na periferia do município.

Policiais da Força Tática da 4ª Companhia do 12º Batalhão do município deram inicio as investigações a respeito deste triste caso.

Logo depois do assassinato o corpo do jovem Cabeção foi conduzido até as dependências do Necroterio do Hospital Julio Hartman por uma ambulância do  Serviço de atendimento Móvel de Urgência – SAMU, para realização de exames cadavérico. O local reuniu dezenas de curiosos.

Vale ressaltar que o jovem assassinado na noite de hoje na cidade de Esperantina, já havia praticado o assassinato de uma pessoa no município de Luzilândia a algum tempo atrás.

FONTE: jornalesp.com

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mulher pede clemência para esposo não ser morto e bandidos o executam com cinco tiros no Piauí

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Piauí

Tribunal dá início à Formação Continuada para Conselheiros de Educação do Piauí

Publicados

em


O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), deu início, na manhã desta terça-feira (03), à Formação Continuada para Conselheiros Municipais de Educação, reunindo mais 150 de conselheiros de todo o Estado. O ciclo iniciou com a palestra “O desafio da Gestão Democrática e Instituição dos Sistemas Municipais de Educação”, ministrada pelo professor Genuíno Bordignon. De maneira virtual, as formações seguirão um calendário já estabelecido, finalizando no dia 15 de outubro.

Na abertura do evento, a presidente do TCE-PI, conselheira Lilian Martins, deu boas-vindas ao público presente, destacando a importância desse momento para o futuro da educação no Piauí. Também compuseram a mesa de honra Maria Antônia Costa, coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme); Flávia Cordeiro, promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC); e Regina Lúcia, vice-presidente da Uncime na região Centro-Oeste. O auditor Gilson Araújo, diretor de Fiscalizações Especializadas do TCE, fez a mediação.

Leia Também:  Homem é preso em ônibus que seguia de Brasília para o Piauí; havia mandado de prisão em aberto

Para a presidente do TCE-PI, os conselheiros municipais devem conhecer, além da legislação estadual, o Plano Nacional de Educação (PNE), que estimula a constituição dos Conselhos Escolares e Municipais de Educação. A conselheira destacou, ainda, a importância da participação dos técnicos e servidores em formações para o cumprimento do controle social.

“Essa capacitação vai dar a garantia e a segurança para que os conselheiros possam intervir, em cada um dos seus municípios, da melhor forma possível. Seja orientando, estudando ou trabalhando para a efetividade das políticas públicas na educação”, afirmou a conselheira Lilian Martins.

Gilson Araújo também apontou a atuação do Tribunal de Contas no contexto educacional e a importância das palestras que serão realizadas. “Em 2019, foi criada, no TCE-PI, uma divisão especial voltada para a educação e, desde então, o Tribunal tem se aproximado das instituições ligadas à área. Nessa aproximação, percebemos essa demanda em meio aos conselhos municipais de educação, que manifestaram suas dificuldades em desenvolver os trabalhos por conta da falta de formação adequada”, disse.

Leia Também:  Enxurrada deixa três mortos e famílias desabrigadas na Zona Sul de Teresina

Dando início ao ciclo de formações, o professor Genuíno Bordignon apontou os principais termos contemplados no tema discutido, como educação, suas dimensões e importância da formação de sujeitos, na perspectiva de importantes teóricos. Além disso, foi pontuada a relação entre processos de gestão democrática e educação, que implica em um poder com responsabilidades, articulação e com canais representativos, como os Conselhos Municipais de Educação, entre outros tópicos. Genuíno é referência nacional nos estudos acerca dos conselhos de educação.

Por meio da formação, conselheiros e servidores técnicos das Secretarias Municipais de Educação desenvolverão competências para o exercício de suas funções. No dia 10 de agosto, das 9 às 11 horas, ocorrerá a próxima formação, com o tema “Sistemas, Conselhos e PMEs”.

Confira a programação completa:

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA