A Grã-Bretanha diz que está doando mísseis 'Storm Shadow' de longo alcance para a Ucrânia.

A Grã-Bretanha diz que está doando mísseis ‘Storm Shadow’ de longo alcance para a Ucrânia.

Internacional

A Grã-Bretanha está doando mísseis Storm Shadow de longo alcance à Ucrânia para ajudá-la a recuperar o território perdido para a Rússia desde o início de sua invasão, disse o secretário de Defesa da Grã-Bretanha, Ben Wallace, ao Parlamento na quinta-feira.

Os mísseis, que são lançados do ar, são os últimos de uma linha de ajuda militar entregue ao país pela Grã-Bretanha, Estados Unidos e outros aliados da Otan e podem permitir que a Ucrânia atinja alvos militares na Crimeia, uma região anexada ilegalmente por Rússia em 2014.

“A Ucrânia tem o direito de se defender”, disse Wallace. “O uso do Storm Shadow permitirá à Ucrânia repelir as forças russas baseadas no território soberano ucraniano.”

O Sr. Wallace disse que não descreveria as capacidades da arma em detalhes, mas confirmou que o alcance das armas era de 155 milhas. Ele disse que, embora os mísseis Storm Shadow forneçam novas capacidades para os ucranianos, eles “não estão nem no mesmo nível” de algumas armas russas. O míssil de cruzeiro russo Kalibr, disse ele, tinha “um alcance de mais de 2.000 km, cerca de sete vezes” do míssil Storm Shadow.

A Grã-Bretanha tem estado na vanguarda das doações de ajuda militar à Ucrânia e, junto com a Polônia e os Estados Bálticos, pressionou outros países europeus a fornecer mais ajuda ao país. Mísseis antitanque fornecidos pela Grã-Bretanha ajudaram a Ucrânia a repelir uma tentativa russa de tomar a capital, Kiev, na primavera passada, e em janeiro a Grã-Bretanha prometeu enviar tanques Challenger para a Ucrânia.

No passado, os anúncios de entrega de armas pela Grã-Bretanha foram seguidos por decisões dos Estados Unidos e de outros países de fornecer tipos semelhantes de ajuda militar, mas não estava claro se o padrão se manteria com relação aos mísseis de longo alcance, que a Ucrânia pediu por meses.

Não ficou imediatamente claro se os Estados Unidos apoiaram a ação da Grã-Bretanha. O governo Biden evitou o fornecimento de armas de longo alcance à Ucrânia devido a preocupações de que a Ucrânia pudesse usá-las para atingir alvos no interior da Rússia e que o presidente Vladimir V. Putin pudesse responder intensificando a guerra.

As autoridades ucranianas há muito insistem que a Crimeia é um alvo importante e que pressionar as bases russas é uma parte significativa de sua estratégia. Oficiais militares ucranianos também discutiram com oficiais americanos a importância de danificar o escalão de retaguarda da Rússia na Crimeia, que apóia operações militares em outras partes da Ucrânia. Autoridades americanas disseram A Ucrânia já tem o poder de fogo de que precisa para atacar na Crimeia.

Uma questão em aberto é se o míssil Storm Shadow permitirá à Ucrânia atingir alvos no sul da Crimeia, incluindo a cidade portuária de Sebastopol, que abriga a Frota Russa do Mar Negro. O sul da Crimeia fica a cerca de 150 milhas ao sul da linha de frente do conflito.

O tenente-general Ben Hodges, ex-comandante geral do Exército dos EUA na Europa e defensor de dar à Ucrânia armas de longo alcance, disse no Twitter que a Frota do Mar Negro agora estaria sob ameaça. “Isso dará à Ucrânia a capacidade de tornar a Crimeia insustentável para as forças russas”, disse ele.

A Ucrânia disse que está se preparando para lançar uma contra-ofensiva nos próximos meses. Não disse onde ou quando atacará, mas os alvos potenciais incluem o cinturão de terra ao norte da Crimeia que é ocupado pela Rússia.


Com informações do site The New York Times

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa