AMARANTE

Notícias de Amarante

Vigilância Sanitária e apoiadores fortalecem ações em Amarante no combate à Covid-19

Avatar

Publicado em

Notícias de Amarante

Presente no cotidiano dos amarantinos durante a pandemia do novo coronavírus, a equipe de Vigilância Sanitária de Amarante e seus apoiadores reforçam constantemente as lutas no combate à Covid-19. Tudo é feito por meio de ações preventivas e controle sanitário como aliados na rotina de trabalho. Apesar da dedicação dos profissionais e da evolução das ações, a equipe confirma que ainda há resistência da população e reforça a necessidade do esforço coletivo dos amarantinos no combate ao vírus.

O Somos Notícia conversou com profissionais da equipe e constatou a dificuldade enfrentada no dia a dia, principalmente em razão do descumprimento da população ao decreto municipal. “O nosso trabalho está sendo muito complicado, mas, apesar de tudo, continuamos no firme objetivo de orientar a população para evitar aglomerações e para que o decreto seja obedecido”, afirmou a fiscal Edjane Patricia.

Com o último decreto municipal nº 25/2021, a Vigilância Sanitária decidiu pela elaboração de um protocolo para orientação de comerciantes diretamente nos estabelecimentos. Os comércios no município somente podem funcionar até às 20h, com entrega na forma de delivery após esse horário.

Leia Também:  Mãe grava vídeo buscando ajuda para o filho em Amarante: "ele chora de dor e desmaia"

“A gente vai nos comércios, bares e restaurantes e orienta quanto às medidas preventivas necessárias, deixa uma cópia do decreto e eles (comerciantes) assinam um documento confirmando que receberam as orientações devidas. Nós ainda fazemos a fiscalização noturna com o apoio da Polícia Militar. Em caso de descumprimento do horário de funcionamento, o dono do estabelecimento assina uma notificação para que venha cumprir o decreto municipal. Na reincidência do descumprimento, ele será autuado. Não temos a intenção de multar o estabelecimento. Nossa intenção é conscientizar os proprietários de que precisamos trabalhar juntos para diminuir o número de casos no município”, explicou a coordenadora Hilana Veloso.

O trabalho noturno, que conta com a participação de apoiadores, é feito em revezamento entre os profissionais, que se subdividem em grupos de três para fazer rondas e ainda fiscalizar se os comerciantes estão cumprindo o decreto. Durante o dia, a equipe obedece uma escala de trabalho igualando a carga horária.

Apesar da dificuldade provocada pela resistência, a equipe considera que grande parte da população está compreendendo a necessidade dos cuidados, buscando evitar a disseminação do novo coronavírus.

Leia Também:  Em tempos de isolamento social e de saudade, alunos e professores recebem visitas do Grupo Pitágoras

Ainda de acordo com a Vigilância Sanitária, os jovens estão entre os que mais se mostram resistentes e se aglomeram descumprindo o decreto municipal. A população da zona rural, segundo a equipe, concentra parte da dificuldade. “A gente quer deixar claro que a fiscalização vai acontecer na zona rural (durante a pandemia). A gente vai sempre acompanhado da polícia e, se a gente não resolver, nós temos autonomia para pedir reforço da Força Tática para coibir”, finalizam Hilana e Edjane.

A equipe da Vigilância Sanitária é composta de quatro profissionais: Hilana Veloso (coordenadora) e os fiscais Edjane Patrícia, Adão Roberto. Participam da equipe como profissionais de apoio as fisioterapeutas Géssica Moura, Iolanda Avelino, Sheyla Fernanda, Neuciane, Lourenço Terto e Indiana Lira, como também a assistente social, Aurina Rosa.

Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia

Vigilância Sanitária e apoiadores fortalecem ações em Amarante no combate à Covid-19
Vigilância Sanitária e apoiadores

Fotos: Vigilância Sanitária

COMENTE ABAIXO:
Avatar

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Notícias de Amarante

Polícias Civil e Militar fazem abordagens e apreensões em Amarante durante a madrugada

Avatar

Publicados

em

Durante a madrugada deste domingo (11) as polícias Civil e Militar realizaram rondas pelos bairros de Amarante. Além de apreensões de uma moto e um canivete, aproximadamente 20 pessoas foram abordadas.

A ação foi realizada no Escalvado, Centro e também no Morro da Cruz, Cajueiro e Novo Amarante. Em meio às pessoas abordadas estão maiores e menores de idade.

“Abordamos aproximadamente 20 pessoas incluindo menores de idade. Um desses menores estava numa moto na madrugada cano kadron e deverá responder por Boletim de Ocorrência Circunstanciada pelo ato infracional similar à perturbação do sossego alheio e por conduzir veículo automotor sem CNH”, disse o delegado de Polícia Civil, Otony Nogueira.

Com outro menor, segundo Otony, foi encontrada uma arma branca do tipo canivete. “Ele deverá responder também por Boletim de Ocorrência Circunstanciada pelo ato infracional similar à contravenção penal de porte de arma branca.”

Os pais dos menores deverão ser ouvidos pela polícia, ocasião em que irão prestar esclarecimentos sobre os fatos.

Leia Também:  Banco do Nordeste anuncia a agricultores novo prazo para pagamento de dívidas

A polícias Civil e Militar ainda percorreram estabelecimentos comerciais orientando os proprietários de bares, restaurantes acerca do cumprimento dos decretos do Governo do Estado e do Município, que tratam do enfrentamento da Covid-19.

Fotos: Polícia Civil
abordagens e apreensões em amarante

COMENTE ABAIXO:

Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA