Ucrânia diz que suas defesas aéreas abateram 15 mísseis russos

Ucrânia diz que suas defesas aéreas abateram 15 mísseis russos

Internacional

Três mísseis passaram e não causaram vítimas, disse Kiev, mas uma pessoa foi morta em ataques separados em Kherson.

A Ucrânia diz que suas defesas aéreas destruíram 15 dos 18 mísseis lançados pelas forças russas, enquanto Moscou intensificou os ataques contra seu vizinho nos últimos dias.

“Por volta das 2h30 [on Monday, 23:30 GMT on Sunday] os invasores russos atacaram a Ucrânia de aviões de aviação estratégicos”, disse o comandante-em-chefe das Forças Armadas, Valeriy Zaluzhnyi, em seu canal no Telegram.

Nenhuma vítima civil ou destruição de prédios residenciais ou infraestrutura foi registrada imediatamente, disseram autoridades em Kiev.

Todos os mísseis direcionados à capital da Ucrânia foram destruídos no que disseram ser o segundo ataque a Kiev em três dias.

Os sistemas de defesa aérea também foram acionados para proteger a região de Kiev, que é uma entidade administrativa separada da capital, disseram autoridades.

Na região sul de Kherson, pelo menos uma pessoa foi morta em um ataque russo.

“No dia anterior, o inimigo realizou 39 bombardeios, disparando 163 projéteis de artilharia pesada, Grads [multiple-rocket launchers]UAVs [unmanned aerial vehicles, or drones] e aviação”, disse Oleksandr Prokudin da administração militar de Kherson. “O inimigo bombardeou a cidade de Kherson oito vezes. Como resultado da agressão russa, uma pessoa morreu e outras três, incluindo uma criança, ficaram feridas”.

A Rússia ainda controla parte da região de Kherson, mas se retirou da capital regional de mesmo nome em novembro.

Mísseis russos também atingiram a cidade central de Dnipro. Equipes de defesa aérea derrubaram sete mísseis, mas 25 pessoas procuraram ajuda médica, disse um funcionário do conselho regional.

A cidade de Pavlohrad, no leste do país, foi atingida duas vezes durante a noite, e uma empresa industrial, 19 prédios de apartamentos e 25 prédios particulares foram danificados ou destruídos, disse ele.

Os sistemas de defesa aérea da Ucrânia foram reforçados nos últimos meses por entregas de equipamentos ocidentais, incluindo os sistemas de mísseis americanos Patriot recebidos em abril.

Os últimos ataques russos foram realizados enquanto Kiev se prepara para uma contra-ofensiva há muito esperada, tendo prometido expulsar as forças russas do território que tomaram no leste e no sul após a invasão de 2022.

Principais eventos, dia 432

  • O Ministério da Defesa da Rússia disse que as forças russas assumiram o controle de novas áreas da cidade oriental de Bakhmut, onde grande parte dos combates está concentrada.
  • O chefe do grupo mercenário Wagner da Rússia ameaçou retirar suas tropas de Bakhmut por causa do aumento das baixas.
  • Um porta-voz militar ucraniano disse que Kiev continua no controle de uma importante rota de abastecimento para Bakhmut. A “estrada da vida” é uma rota vital entre a cidade em ruínas e a cidade vizinha de Chasiv Yar, a oeste, a uma distância de 17 km (11 milhas).
  • Pelo menos quatro civis foram mortos e dois ficaram feridos no bombardeio ucraniano de uma vila na região russa de Bryansk, disse o governador regional.
  • A Rússia disse que um ataque de drone causou um incêndio em uma instalação de armazenamento de combustível no porto de Sevastopol, na Crimeia. Andriy Yusov, um oficial da inteligência militar ucraniana, disse ao RBC Ukraine que mais de 10 tanques de derivados de petróleo foram destruídos, mas ele não reivindicou a responsabilidade pelo ataque.
  • O exército russo substituiu seu general de mais alta patente encarregado da logística antes de uma esperada contra-ofensiva de Kiev. O Ministério da Defesa da Rússia não disse por que Mikhail Mizintsev foi substituído depois de apenas sete meses no cargo.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa