Três soldados israelenses mortos em ataque raro na fronteira com o Egito

Três soldados israelenses mortos em ataque raro na fronteira com o Egito

Internacional

Um homem identificado pelas autoridades israelenses e egípcias como um oficial de segurança egípcio entrou em território israelense no sábado e matou três soldados israelenses em dois tiroteios separados em uma área deserta remota ao longo da fronteira entre os dois países, de acordo com uma investigação inicial do governo israelense. militares.

Muitos detalhes permaneceram obscuros horas após o desenrolar dos eventos, mas oficiais militares israelenses pareciam estar tratando o incidente ao longo da fronteira geralmente tranquila como um ataque desonesto e disseram que a investigação estava sendo conduzida em cooperação com o Exército egípcio.

Os militares israelenses e egípcios ofereceram diferentes versões do episódio.

Um porta-voz do exército israelense disse que a sequência de eventos começou por volta das 2h30 de sábado, quando soldados israelenses impediram uma grande tentativa de contrabando de drogas na fronteira, que envolvia a colocação de escadas ao longo da cerca da fronteira. Eles apreenderam uma carga no valor de cerca de US$ 400.000, disse o porta-voz.

Então, por volta das 8h, quando os soldados israelenses estacionados em um posto de fronteira não responderam às chamadas de rádio, um comandante foi ao local e encontrou os corpos de um soldado e de uma mulher, disse o porta-voz. Acredita-se que eles tenham sido mortos uma ou duas horas antes.

Mais soldados chegaram para realizar buscas na área e, por volta do meio-dia, localizaram um suspeito em território israelense, disse o porta-voz. Em uma troca de tiros subsequente, um terceiro soldado israelense foi morto, assim como o suspeito, que vestia o uniforme usado pelos guardas de fronteira egípcios. Um suboficial israelense foi levemente ferido no tiroteio.

O Exército egípcio disse em um comunicado que, ao amanhecer, um membro de suas forças de segurança designado para proteger a fronteira violou a cerca de segurança enquanto perseguia traficantes de drogas. O exército disse que ele se envolveu em uma troca de tiros que resultou na morte de três soldados israelenses e no ferimento de outros dois, bem como na morte do próprio oficial egípcio.

A declaração egípcia não leva em conta as horas entre a tentativa de contrabando e os tiroteios que os militares israelenses delinearam.

Os militares israelenses disseram que a afiliação e os motivos do agressor não estavam imediatamente claros.

Embora a área montanhosa desolada seja conhecida há muito tempo pela atividade de contrabando de drogas, os incidentes de segurança mortais ao longo da fronteira de Israel com o Egito são muito mais raros, com os últimos grandes ataques ocorrendo há mais de uma década.

Em agosto de 2011, oito israelenses foram mortos em um ataque multifacetado através da fronteira egípcia perto do resort israelense de Eilat. Nesse episódio, militantes abriram fogo contra um ônibus israelense em uma estrada que serpenteia ao longo da fronteira e, minutos depois, detonaram uma bomba ao lado de uma patrulha do exército israelense. Os militantes então dispararam um míssil antitanque e atingiram um veículo particular, matando os passageiros.

No caótico rescaldo, as forças israelenses mataram três dos atacantes que cruzaram para o território israelense. As forças de segurança israelenses também mataram cinco oficiais egípcios que perseguiam os agressores do lado egípcio – levando Israel e o Egito à beira de uma crise diplomática.

Israel e Egito assinaram um tratado de paz há mais de 40 anos e coordenam estreitamente ao longo da fronteira. O tenente-coronel Richard Hecht, um porta-voz militar israelense, disse que os oficiais de ligação israelenses e egípcios mantêm contato constante e que estiveram em contato mesmo com o desenrolar dos eventos de sábado.

Vivian Yee contribuiu com reportagens do Cairo e Jonathan Rosen de Jerusalém.


Com informações do site The New York Times

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa