Uma série de tiroteios na região da Grande Santa Maria, Zona Norte de Teresina, resultou na morte de quatro pessoas e deixou outras quatro feridas. Os crimes ocorreram na tarde de quinta-feira (3) e se estenderam até a manhã de sexta-feira (4), segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). As autoridades atribuem os ataques a disputas entre facções rivais que atuam na região.
Entre as vítimas estão:
- Bárbara Teresa (19 anos), grávida de 4 meses, que chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no Hospital Mariano Castelo Branco.
- Uma adolescente de 14 anos, morta a tiros dentro de um supermercado no bairro Monte Verde.
- Francisco das Chagas (42 anos), assassinado enquanto trabalhava no bairro Parque Brasil.
- Eliton Manuel (13 anos), encontrado morto em um terreno baldio no conjunto Leonel Brizola na manhã de sexta-feira.
A polícia acredita que Eliton tenha sido baleado na tarde anterior junto com as outras vítimas, mas conseguiu fugir. Três suspeitos de envolvimento nos crimes já foram presos. A polícia também apreendeu três armas que podem ter sido utilizadas nos ataques.
O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, afirmou que as mortes estão relacionadas ao assassinato do vigilante Francisco Wellington Silva do Vale (23 anos), ocorrido na noite de quarta-feira (2). A hipótese é que o vigilante pertencia a uma facção criminosa e sua morte motivou uma retaliação, levando aos ataques da tarde de quinta-feira.
“O que a gente tem até o momento é uma briga de facções, inclusive um dos baleados foi preso há menos de um mês, bem como os que estão cometendo os crimes. Essas mortes são uma retaliação aos eventos acontecidos ontem e hoje aqui na região da Zona Norte”, declarou o secretário Chico Lucas.
Uma operação policial foi realizada na noite de quinta-feira (3) para tentar conter a violência na região da Grande Santa Maria. Participaram da ação diversas unidades da Polícia Militar, como o Bope, o Rone e o Bepi, além da Polícia Civil e do Bopaer.