Subprocurador-geral de Justiça jurídico representa PGJ durante solenidade de implantação do 1º Núcleo da Justiça 4.0 do TJ-PI

Piauí


O procurador-geral de Justiça do Piauí(PGJ-PI), Cleandro Moura, foi representado pelo subprocurador-geral de Justiça jurídico do Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI), o promotor de Justiça João Malato Neto, nessa quarta-feira(23), durante solenidade de implantação do 1º Núcleo da Justiça 4.0 do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí(TJ-PI). O evento ocorreu na sede do Poder Judiciário do Piauí.

A solenidade foi conduzida pelo presidente do TJ-PI, o desembargador Oliveira. O Núcleo implantado passa a operar com jurisdição em todo o Estado na matéria de execução fiscal. O desembargador Olímpio Galvão, coordenador do Opala Lab (Laboratório de Inovação Tecnológica do TJ-PI), também presente nessa solenidade, informou que o programa é revolucionário e assegura o acesso à justiça juntamente com as plataformas virtuais e inteligência artificial.

O Núcleo compreende oito ações na Justiça 4.0, todas voltadas para a virtualização da justiça. Destas ações já existe o Balcão Virtual, que hoje está implantado em 263 unidades cíveis e administrativas; o Juízo 100% Digital implantado em 126 unidades cíveis e nos Juizados Especiais Cíveis; o Codex e agora o Núcleo da Justiça 4.0, implantado dentro do prazo estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça. E terá os juízes Dioclécio Sousa, João Gabriel e Antônio Soares como integrantes, que contarão com servidores e servidoras para manusear os processos virtualmente.

A solenidade contou ainda com a presença dos desembargadores do TJ-PI: Erivan Lopes, Oton Lustosa, José Wilson e Hilo de Almeida; da Defensora Pública Carla Yascar (Defensoria Pública do Piauí); do juiz Paulo Roberto (Associação dos Magistrados do Piauí – Amapi); do Procurador do Município (Aurélio Lobão), além de servidores e servidoras do judiciário.

O NÚCLEO

Com a implantação do Núcleo da Justiça 4.0 os processos tramitarão de forma inteiramente digital, ou seja, todos atos do processo, desde audiências, intimações, atendimentos, serão realizados de forma digital.

Com isso, o processo tramitará de forma mais célere, além de trazer uma maior comodidade às partes e advogados, já que poderão realizar os atos do processo sem a necessidade de se deslocar ao fórum.

O Núcleo da Justiça 4.0 encontra-se inserido dentro de um pacote de programas adotados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) chamado de Justiça 4.0. Esses programas têm como objetivo proporcionar, através do uso de inovações tecnológicas, uma prestação jurisdicional mais rápida e eficiente.

Com informações e fotos da: Assessoria TJ-PI

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa