STRFA de Amarante

STR de Amarante passa a se chamar STRFA e cria Secretaria do Idoso após mudanças em estatuto

Amarante

STRFA de Amarante – O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Amarante, obedecendo às exigências do Ministério do Trabalho e do Supremo Tribunal Federal, passa a se chamar Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Amarante, cuja sigla passa a ser STRFA.
A mudança foi aprovada em Assembleia Geral neste final de semana, realizada na sede da entidade.
De acordo com a presidente do STRFA, Luíza Neta, a mudança acontece a nível estatutário e passou a valer na data da sua aprovação, ou seja, a partir da última sexta-feira (29).
“A gente estava declarando pessoas com vínculo empregatício que, mesmo sendo trabalhadoras rurais, não eram mais seguradas especiais. A nossa diretoria trabalha em benefício do agricultor, mas não existe ainda em Amarante um sindicato específico para quem é assalariado rural”, afirmou a presidente.
Outras duas mudanças foram realizadas: a criação da Secretaria do Idoso, que passa a funcionar a partir da próxima gestão administrativa, e o setor financeiro, que passa a se chamar Secretaria de Finanças.
Em relação ao idoso, Luíza Neta afirma que o sindicato vai ter como administrar melhor ações sociais voltadas especificamente ao trabalhador da terceira idade.
Quanto à Secretaria de Finanças, a mudança passa a ser uma questão de nomenclatura e status administrativo.
Para a Fetag, as retificações são necessárias. Segundo o secretário geral da federação, Lourival Raimundo Alves, a entidade passa a reivindicar políticas públicas a um público específico.
“O Sindicato é uma entidade eclética. Essa mudança que o Ministério do Trabalho está exigindo retira do estatuto os assalariados rurais, que podem ter o seu próprio sindicato. A entidade passa a representar os agricultores familiares. A mudança está na existência de uma direção específica, que vai reivindicar políticas direcionadas para um único público”, afirmou o secretário ao dizer que o STR agregava agricultores que viviam também da pesca e outras atividades com remuneração.
Com as mudanças, segundo a Fetag, o agricultor familiar terá um horizonte mais amplo. A Federação está realizando a mudança nos estatutos dos sindicatos rurais de todo o estado do Piauí.
A exigência das retificações, de acordo com a federação, é do Ministério do Trabalho e Emprego e do Supremo Tribunal Federal.
A Fetag, de acordo com a federação, não tem prazos para realizar as mudanças nos 224 municípios do Piauí. Ao todo, segundo o secretário da Fetag, mais de 130 sindicatos já realizaram as alterações estatutárias.
“A gente quer chegar ao final do ano com, no mínimo, 80% de todo o estado”, encerra.
Edição, fotos e postagem: Denison Duarte

Reunião para aprovação do novo nome da entidade | STRFA de Amarante

strfa de amarante 20160729_100302    strfa de amarante 20160729_100131 strfa de amarante 20160729_100102  STRFA de Amarante  strfa de amarante 20160729_100051
 

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário