Sentir é acreditar: dentro da abadia para a coroação do rei

Sentir é acreditar: dentro da abadia para a coroação do rei

Internacional

LONDRES (AP) – Estar lá é melhor.

Eu não vi muito da coroação do rei Charles III e nem muitos dos cerca de 2.300 outros convidados dentro da Abadia de Westminster. Estávamos muito longe, ou sentados atrás do coro, ou tínhamos nossa visão bloqueada por um guarda com capacete emplumado. Mas nós ouvimos – e sentimos – de uma forma que simplesmente não era possível para quem assistia pela televisão.

Foi no momento em que o coro, o órgão e a orquestra entoaram “Zadok the Priest”, o hino da coroação de Handel, com tanta ousadia que me assustou, embora eu soubesse que estava por vir. Foi no entusiasmo com que a congregação gritou “Deus salve o rei!” depois que Carlos foi coroado. E foi na alegre fanfarra dos trompetistas na varanda onde há poucos meses um solitário gaiteiro despedir-se da mãe de Charles, a rainha Elizabeth II.

Este foi um momento de celebração para Charles e seus partidários, um forte contraste com o dia em setembro, quando a nação lamentou a morte de uma rainha que reinou por 70 anos.

Mas também houve uma sensação de passagem da tocha no local onde os reis e rainhas da Inglaterra foram coroados por 1.000 anos. A chance de fazer parte dessa história tornou especial estar dentro da abadia, disse Barbara Swinn, uma bibliotecária de York que foi convidada porque recebeu uma Medalha do Império Britânico por serviços prestados à sua comunidade.

“Também me emocionei quando eles gravaram ‘Zadok the Priest’, e suponho que seja porque lembrava Elizabeth II”, disse ela. “Sempre que eles falavam sobre a coroação dela, eles tocavam, e eu achava que havia uma sensação de continuidade. Isso meio que me deu arrepios.

Não ganhei meu lugar na abadia por meio de serviço comunitário. Sou apenas um repórter que ocasionalmente tem a chance de testemunhar a história.

Mas meu próprio arrepio começou no momento em que entrei e fui conduzido ao meu assento de “visão obstruída” mais de três horas antes do início do culto.

A igreja estava inundada de flores e cheirava a um jardim depois de uma chuva suave de primavera. O espaço acima do altar-mor parecia um prado de flores silvestres.

Em todos os lugares havia lembretes das raízes medievais dessa cerimônia, juntamente com os esforços de Charles para torná-la mais reflexiva da Grã-Bretanha moderna.

Lordes e damas em trajes cerimoniais, juízes em suas perucas e soldados com medalhas presas a túnicas vermelhas enfileirados ao lado de mulheres usando chapéus em tons de primavera e homens em ternos e kilts.

Quando a fanfarra dos trompetistas soou da sacada, sabíamos que o rei e a rainha estavam chegando. Mas eu não os teria visto se não tivesse olhado para a gigantesca tela de TV montada sobre a tumba próxima, encimada por uma escultura de um nobre reclinado.

Finalmente tive um vislumbre de Charles, pelo menos sua cabeça, quando ele encarou cada canto da congregação e foi apresentado como o “rei indubitável” da Grã-Bretanha. Mais tarde, houve um brilho de veludo roxo quando a coroa foi colocada na cabeça da rainha Camilla.

Mas isso era tudo que qualquer um no meu canto da abadia podia ver. Mesmo assim, Kim Beck não teria perdido a oportunidade de estar lá.

Beck, um professor que ajuda refugiados do Afeganistão, recebeu uma medalha do Império Britânico por serviços prestados à educação. Mas ela não achou que fosse algo especial e ficou surpresa ao ser convidada.

O serviço, ela disse, foi espetacular.

“Eu estava lutando para cantar o hino nacional”, disse Beck. “Foi muito emocionante.”

Eu entendo porque ela se sente assim.

___

Danica Kirka é uma escritora da Associated Press baseada em Londres.

___

Acompanhe a cobertura da AP sobre o rei Carlos III em https://apnews.com/hub/king-charles-iii


Fonte: AP News

Compartilhe este post
Casa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersNacional GasFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa