Semana Nacional da Defensoria Pública inicia com lançamento de publicação sobre direitos dos autistas

Piauí

Com o lançamento da Cartilha Guia do Autismo, aconteceu na manhã desta segunda-feira (15), no edifício-sede da Defensoria Pública do Estado do Piauí, em Teresina, a abertura da Semana Nacional da Defensoria que neste ano de 2023 tem como tema “Defensoria Pública: Em Ação pela Inclusão – Defensoras e Defensores Públicos na luta pelos direitos das pessoas com deficiência ”.

O lançamento foi feito pela defensora pública geral do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, e pela diretora da Escola Superior da Defensoria (Esdepi), defensora pública Sheila de Andrade Ferreira. Presentes a subdefensora pública geral do Piauí, Verônica Acioly de Vasconcelos; a diretora de Eventos da Associação Piauiense de Defensoras e Defensores Públicos (Apidep), Rosa Mendes Viana Formiga e representantes da Associação de Amigos dos Autistas do Piauí – AMA-PI.

A diretora da Esdepi, Sheila de Andrade, falou sobre a proposta da Semana. “É com imensa satisfação que a Defensoria Pública do Piauí dá início à Semana Nacional da Defensoria Pública, com uma campanha tão linda e tão inclusiva. Fico extremamente lisonjeada de estar à frente da Esdepi, tanto pelo cargo em si como pelo fato de poder desenvolver essa campanha que me toca particularmente. Poder fazer essa parceria entre a Defensoria Pública e a AMA é algo que me deixa grata particularmente e, profissionalmente, ao poder contribuir na vida dessas pessoas, do jeito que merecem, algo que faz com que ressignifique minha profissão enquanto Defensora. Que a AMA seja uma parceira não só hoje e que as pessoas com deficiência sejam enxergadas com todo o respeito e dentro do verdadeiro significado que a lei propõe, que é incluí-las dentro das suas verdadeiras capacidades”.

A defensora Rosa Viana se manifestou em nome da Apidep. “Dizer da alegria e satisfação que é estar em parceria com a Gestão nesta semana, que está excelente desde já. Parabenizo a Diretora da Esdepi, Sheila de Andrade, e a todas as pessoas envolvidas. Tenho certeza de que será uma semana de excelentes palestras e, principalmente, que possamos conhecer a realidade dessas pessoas Talvez seja a campanha mais linda e emocionante que temos a honra de participar. Ao conhecer a realidade de superação diária dessas pessoas podemos ver o quanto que realmente são guerreiras, de luta. Então, que nós possamos ter uma excelente semana”.

A servidora pública Ana Cândida Carvalho, autora da Cartilha Guia do Autismo, destacou o que motivou a publicação. “Fiz a cartilha pensando em atender a uma necessidade. Autista não atende às regras de maneira convencional. Chegamos à idade adulta geralmente subdiagnosticados e com dificuldades tão grandes, que não conseguimos acessar muitos serviços. Ao fazer a cartilha pretendi proporcionar o máximo de autonomia possível para pessoas autistas, no sentido de facilitar a nossa vida”, explicou.

A coordenadora de Inclusão da AMA, Rosalia Oliveira, também se manifestou. “É uma honra estar aqui nesse momento tão importante. O autista é uma pessoa com um processamento sensorial muito forte e nós lutamos por uma sociedade mais sensível. O que queremos é que as pessoas entendam que autismo é uma deficiência mas também, para muitas outras pessoas, é um jeito de ser e não podemos mais aceitar que uma pessoa seja discriminada pelo seu jeito de ser”, afirmou.

A presidente da AMA, Teresa Ramos dos Santos, falou sobre a importância da garantia de direitos. “Agradecemos a todas as Defensoras aqui presentes que estão nos ajudando com esse trabalho belíssimo. A AMA sente uma satisfação muito grande em estar aqui nesta manhã. É uma honra saber que mesmo após nossos filhos ficarem adultos temos como saber onde buscar nossos direitos, porque os preconceitos partem de todos os lados e precisamos entender que o respeito, independente, de cor e raça precisa ser garantido e ser permanente. Lugar de autista é em todos os lugares”, ressaltou.

A defensora pública geral, Carla Yáscar Belchior destacou a relevância da Semana Nacional da Defensoria trazer à tona o debate sobre a inclusão. “Hoje é um dia muito importante para nós que participamos do lançamento desta Semana da Defensoria Pública. Recentemente a Defensoria assinou um Termo de Cooperação com a AMA para que possamos estreitar as relações com essa associação, que é tão importante e realiza um trabalho relevante aqui no estado do Piauí. Daremos continuidade as atividades durante toda essa semana, com atendimento no Hospital Areolino de Abreu, com palestras, lançamentos de livros, com um diálogo com Defensoras e Defensores que têm produções acadêmicas publicadas, para que a gente se aproprie mais dessas contribuições pois é muito importante valorizar a produção científica e também literária dos nossos colegas e, na sexta-feira, teremos a entrega das Medalhas do Mérito Defensorial. Trata-se de uma programação construída por muitas mãos, com a Apidep, com o apoio da Subdefensoria-Geral, um trabalho feito com muita dedicação pela Escola Superior da Defensoria, que tem à frente a Defensora Sheila de Andrade e a coordenação da Defensora Débora Cunha. Um trabalho construído com muito carinho para que tenhamos bons frutos. Que seja uma semana produtiva”, afirmou.

Durante a manhã também se manifestou a defensora Patrícia Monte Ferreira, que será responsável pelo atendimento desta terça-feira (16), no Hospital Areolino de Abreu, dentro do projeto Mente Cidadã, e também mães de autistas atendidos pela AMA-PI.

Fonte: Governo PI

Compartilhe este post
Macedo Carnesconsultoria natura avonSabores da TerraCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa