O combate à criminalidade na Grande Ilha resultou em uma diminuição de 19% no índice de crimes violentos letais intencionais no mês de julho, conforme relatório consolidado da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Entre as cidades que compõem a região, São Luís se destaca com a maior queda, alcançando 37%. Assalto a coletivo na região metropolitana também teve baixa de 33% nos últimos sete meses.
O secretário da Segurança Pública, Maurício Martins, comentou a diminuição dos índices destacando os investimentos do Governo do Maranhão na área e o empenho das forças policiais, que tem trabalho integradamente para garantir a segurança da população.
“O governador Carlos Brandão segue realizando muitos investimentos na segurança pública com novas viaturas, armamento e mais agentes nas ruas, além de capacitação, modernização das delegacias e batalhões, compra de armas, munição, valorização dos agentes e muitas outras ações. Por outro lado, as nossas forças de segurança trabalham 24 horas para combater o crime. Há, portanto, um esforço integrado do governo e das forças policiais para melhorar a segurança e a vida das pessoas”, pontuou
Redução de latrocínio
Em uma análise isolada, a Grande Ilha também teve queda importante no número de latrocínios. Enquanto em julho do ano passado a região registrou três casos, em igual período este ano não houve nenhum registro, assim como lesão corporal seguida de morte. Já homicídio doloso, no período, houve uma redução de 5,6%.
Com relação a homicídio doloso, a queda mais acentuada também foi em São Luís. De acordo com os dados, a capital desponta com queda de 29%, reflexo do policiamento ostensivo e preventivo que vem sendo realizado, bem como dos investimentos para melhorar o trabalho, como reforma de delegacias, batalhões, entrega de viaturas, armamentos, entre outros.
Já a diminuição dos registros de roubo a coletivo na Grande Ilha é evidente desde janeiro, quando foi contabilizada queda de 27%. Desde então, por determinação da SSP, a Operação Catraca, focada na prevenção deste tipo de crime, está acontecendo de forma intensificada, com apoio, inclusive, de forças policiais especializadas, e as reduções se mantiveram acima de 20% em seis dos sete meses transcorridos, sendo destaque fevereiro, cuja queda foi de 54%.
Feminicídio
A política de segurança e proteção às mulheres executada pelo Sistema de Segurança Pública também tem tido reflexo importante no cenário de redução ao crime de feminicídio. Em todo o Maranhão, por exemplo, houve baixa expressiva em junho (60%) e julho (17%).
Fonte: Polícia Civil do Maranhão
Compartilhe este post