A manhã desta quinta-feira, 6, foi marcada por muita turbulência no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), em Amarante. O secretário geral, Leomar Duarte, foi agredido fisicamente pelo filho do tesoureiro José Pereira, que também é vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Durante a sessão de agressões, o agressor, conhecido por Josué, afirmava com veemência que quem manda no sindicato é o José Pereira, seu pai. O fato foi presenciado por várias pessoas, dentre elas, sócios.
Além de outras condutas comprometedoras em relação à gestão da atual presidente Angela Sousa e do tesoureiro José Pereira, alguns problemas tiveram proporções maiores desde a filiação da sindicalista Luíza Neta na entidade, que não foi aceita pelo tesoureiro e pela presidente do STR, por temerem a sua candidatura nas próximas eleições em 2015. A intriga com o secretário se deu por considerarem que estaria havendo divisões de interesses políticos internas à entidade e que Leomar está se posicionando contra a postura incorreta do tesoureiro e de pessoas ligadas a ele.
Na tarde desta quarta-feira, 05, o secretário geral flagrou a presidente e a 2ª tesoureira, Deusilene Teles, revirando os arquivos da entidade, procedimento que compete apenas aos membros da secretaria. A atitude gerou suspeitas. Luiza Neta e Leomar Duarte temem que queiram o sumiço da ficha, numa tentativa de inviabilizar posteriormente a candidatura de Luíza Neta, que tornou-se sócia por aprovação em assembleia com registro em ata.
A vítima conta que recentemente Luíza Neta recebeu proposta de registro em carteira para deixar de ser sócia do STR, o que a impediria de lançar-se candidata nas próximas eleições.
Ainda na manhã desta quinta-feira, após o ocorrido, Luíza Neta recebeu um telefonema do tesoureiro José Pereira. Na ligação telefônica ele determina a sua demissão e que a mesma não deveria voltar mais ao Sindicato. Luíza Neta preferiu, no momento, não falar sobre o assunto para o portal Somos Notícia.
Leomar Duarte foi à Delegacia de Polícia de Amarante na manhã desta quinta-feira para registro do Boletim de Ocorrência. Orientado pelo delegado civil, Dr. Tomaz de Aquino, a vítima fez também exames de corpo de delito.
A Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Piauí (Fetag) tomou conhecimento do ocorrido e se pronunciou. Segundo o presidente Evandro Luz o Conselho de Ética vai resolver o problema. “Eu quero apenas que o Leomar nos envie uma cópia do Boletim de Ocorrência para o Conselho de Ética tomar as providências”, disse ele.
Segundo Leomar Duarte, a orientação da Fetag é que, por questões de segurança, ele não compareça ao trabalho até o Conselho ter definido a situação.
Notícias Relacionadas
Amarante
Sete alunos do Pitágoras II, em Amarante, conquistam aprovação no exame classificatório do IFPI 2026.1
Amarante
Liderança política de Amarante, Tomé Gonçalves Vilarinho morre aos 84 anos em Teresina
Amarante
A mascara caiu.
Nunca esperei esse tipo de atitude do Sr.Zé Pereira,pois sempre o admirei por sua postura diante das injustiças,mas todos mudam de acordo com a situação.Mas minha amiga e companheira Luisa está sendo vítima, injustiçada, mas não tem um mal, que não traga um bem.Que isso sirva de lição e lhe trouxe uma grande edificação,vc Luisa cresceu e o povo lhe elogia e te quer…