A Secretaria de Justiça do Piauí, por meio da sua Academia de Polícia Penal (Acadepen), iniciou, nesta segunda-feira (14), o Curso de Formação Inicial à Polícia Penal para 52 alunos. O curso terá duração de aproximadamente três meses e 512 horas/aula.
A cerimônia de abertura do Curso de Formação contou com a presença do secretário de Justiça, Carlos Edilson, diretores da Secretaria de Justiça, diretores do Sindicato dos Policiais Penais, da Associação e, ainda, do deputado estadual Dr. Hélio.
“Esse momento representa mais um avanço para o sistema prisional do Piauí. Seguimos trabalhando para manter um sistema cada vez mais equilibrado e seguro. Não se faz segurança pública sem a Polícia Penal. Em pouco tempo, poderemos contar com esses homens e mulheres trabalhando para a sociedade piauiense”, ressaltou o secretário de Justiça, Carlos Edilson
Dentre as disciplinas presentes no curso estão: Direitos Humanos, procedimentos e Medidas Administrativas, Escolta, Defesa Pessoal e Técnicas de Imobilização, além de outras que fazem parte da rotina de trabalho dos policiais penais.
“É um momento muito especial para todos. Foi uma espera longa e de muita luta. Almejamos por esse momento e, finalmente, estamos iniciando essa formação para, futuramente, assumirmos a função de policial penal e contribuirmos para o sistema prisional, que faz parte do tripé da sociedade, que é a segurança pública”, disse Dalila Parente, aluna do Curso de Formação.
. Atualmente, as unidades penais estão localizadas nas cidades de Teresina, Altos, Campo Maior, Esperantina, Parnaíba, Oeiras, Floriano, Picos, São Raimundo Nonato e Bom Jesus.
- Plenário do TCE-PI aprova com ressalvas as contas do governo do Estado de 2020
- TCE assina convênio de cooperação cultural com a APL
- TCE-PI realiza XV Jornada do Conhecimento em Canto do Buriti com foco na eficiência da gestão pública
- TCE-PI reúne a Rede Ouvir para discutir experiências e traçar ações
- TCE-PI e Alepi discutem ações em prol da sociedade