Rússia critica 'apreensão' polonesa de escola da embaixada em Varsóvia

Rússia critica ‘apreensão’ polonesa de escola da embaixada em Varsóvia

Internacional

Moscou diz que as autoridades polonesas invadiram o terreno da escola da embaixada com o objetivo de aproveitá-la.

A Rússia prometeu que responderá duramente ao que disse ser a apreensão ilegal da escola da embaixada polonesa em Varsóvia, um ato que chamou de violação flagrante da Convenção de Viena sobre relações diplomáticas.

O canal de notícias estatal polonês TVP Info informou que a polícia apareceu do lado de fora da escola da embaixada russa na rua Kieleckiej, em Varsóvia, na manhã de sábado.

Quando questionado sobre o incidente, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores polonês disse à agência de notícias Reuters que o prédio que abriga a escola da embaixada pertencia ao estado polonês.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse em um comunicado que as autoridades polonesas invadiram o terreno da escola da embaixada com o objetivo de aproveitá-la.

Ele disse que as “ações hostis” da Polônia são uma “violação flagrante” da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas de 1961 e outra invasão da propriedade diplomática russa.

“Um passo tão imprudente de Varsóvia, que vai além da estrutura da comunicação interestadual civilizada, não permanecerá sem nossa dura reação e consequências para as autoridades polonesas e os interesses da Polônia na Rússia”, enfatizou o ministério.

Em uma declaração separada no Telegram, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, qualificou as ações das autoridades polonesas como “provocação”.

“A Varsóvia oficial tem violado a lei por muitos anos: legislação internacional, acordos bilaterais, legislação doméstica. Comporta-se desafiadoramente e ilegalmente. O que pode ser descrito em uma palavra – provocação”, disse Zakharova.

escola da embaixada russa em Varsóvia
Pessoas saem do prédio da escola da embaixada russa em Varsóvia [Kuba Atys/Agencja Wyborcza.pl via Reuters]

Polônia agindo dentro da lei: oficial

Lukasz Jasina, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Polônia, disse à Reuters que era direito da Rússia protestar, mas que a Polônia estava agindo dentro da lei.

“Nossa opinião, que foi confirmada pelos tribunais, é que esta propriedade pertence ao Estado polonês e foi tomada ilegalmente pela Rússia”, disse ele.

Sergei Andreyev, embaixador de Moscou na Polônia, havia dito anteriormente às agências de notícias estatais russas que o prédio que abriga a escola da embaixada era diplomático e as autoridades polonesas não tinham o direito de se apoderar.

As relações já tensas dos dois países azedaram ainda mais com a guerra na Ucrânia, com Varsóvia se posicionando como um dos aliados mais leais de Kiev, desempenhando um papel importante em persuadir os aliados a fornecer armamento pesado.

Andreyev, o embaixador russo, disse no início desta semana que promotores poloneses haviam confiscado quantias significativas de dinheiro das contas bancárias congeladas da embaixada russa e da missão comercial.

Em março de 2022, a Polônia disse que estava expulsando 45 diplomatas russos suspeitos de trabalhar para os serviços de inteligência de Moscou.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
consultoria natura avonSabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa