Superintendente diz que ligações irregulares na rede de esgoto de Amarante terão prazo para desligamento

Amarante

Amarante recebeu na manhã desta quarta-feira o superintendente da Agespisa, Gesiel Cruz, para uma vistoria na rede de esgotos do município e iniciar um trabalho de orientação à população quanto a utilização da rede antes da finalização do sistema de esgotamento sanitário.

A obra, orçada em R$ 16 milhões – com recursos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales dos Rios São Francisco e Parnaíba (Codevasf), tem aproximadamente 30% para a sua conclusão.

“Esse sistema, que não foi concluído ainda por causa de alguns percalços, trará grande benefício para Amarante. Dentro de até 30 dias conheceremos o vencedor da nova licitação que dará continuidade à obra”, disse Gesiel Cruz.

Antes mesmo da finalização da obra, segundo informações, moradores estão realizando ligações domiciliares de forma irregular. O resultado, tem provocado reclamações junto à Prefeitura de Amarante, Câmara de Vereadores – por meio do legislador Francisquim, e também à própria Agespisa.

Segundo Gesiel, em determinados pontos da rede está havendo vazamentos de dejetos. “A população, por falta de informação, está provocando um crime ambiental. Todos terão que decidir por desligar seus sistemas em até 30 dias e utilizar a fossa tradicional até a conclusão da rede, pois esse tipo de despejo é irregular.”

Ele disse ainda que os imóveis serão vistoriados para detecção do uso indevido. “Iremos fazer a identificação de todos que estão ligados e vamos provocar os órgãos que controlam o Meio Ambiente. Nessa vistoria, vamos saber quem está utilizando o esgoto de forma irregular. Inicialmente, vamos atuar orientando a população, depois partiremos para o cumprimento da lei”, finalizou.

O secretário de Meio Ambiente, Clayton Queiroz, esteve em conversa com o superintendente da Agespisa. Ele reforça, a princípio, a ação pedagógica. “Fiquei feliz com o anúncio da conclusão da obra, assim a Agespisa vai se posicionar melhor. O entendimento é trabalharmos, inicialmente, a conscientização da população, pois a rede de esgoto está entupindo. Com essa conscientização minuciosa vai resolver definitivamente o problema, e a população é quem ganha. Vamos saber quais os pontos críticos (na rede) e buscar resolvê-los”, disse ele.

O secretário Lindomar, da pasta de Infraestrutura, faz o seu apelo à população para que desfaçam as ligações domiciliares como forma de contribuir para a conclusão da obra. “Nós temos na zona urbana em torno de 70% concluído. Está faltando apenas as elevações para as lagoas de tratamento. A obra já está sendo licitada. O que queremos é que a população se conscientize e desligue das redes para ficar mais fácil o serviço que ainda será feito.”

Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa