Em Amarante, Secretaria de Saúde faz balanço das ações realizadas durante a pandemia da Covid-19

Amarante

A Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na Unidade Escolar Municipal Antonio Gramosa, na tarde desta quarta-feira (18), um balanço das ações que foram executadas no decorrer do período pandêmico.

Participaram representantes da sociedade civil, como também membros de igrejas. O padre Francisco Ronaldo, da paróquia de São Gonçalo de Amarante, considera a necessidade de manter os cuidados, tendo em vista os resultados positivos que foram colhidos ao longo do período.

“Desde o primeiro momento, estamos muito atentos a todos os protocolos, orientações e distanciamento. Querendo ou não, a pandemia trouxe prejuízos existenciais, mas muitos fiéis buscaram ser fortalecidos com a presença de Deus. A igreja se reinventou e as pessoas buscaram não se sentirem sozinhas durante o período. Creio que todos, da sua forma, colaborando, resultará em menos perdas e mais resultados positivos”, disse ele ao Somos Notícia.

A secretária municipal de Saúde, Claudiana Matos, falou sobre a necessidade de unir forças durante 1 ano e 5 meses de pandemia do novo coronavírus. Sobre o balanço das ações, ela intitulou de “prestação de contas”, apresentando números baseados nas ações realizadas pelo município.

“O momento foi para apresentarmos as medidas tomadas durante o período da pandemia, e se valeu a pena. Consideramos que a luta continua e que, se for preciso, optaremos por elaborar novas estratégias e traçar metas”, disse Claudiana.

O município de Amarante teve no seu boletim epidemiológico dessa terça-feira, 07 casos ativos. Desse total, cinco são pessoas que já tomaram a primeira dose.

“Já foram vacinadas e, mesmo assim, contraíram o coronavírus. Todos tiveram sintomas leves, diferentemente de 02 meses atrás, quando tivemos casos graves de internações. Essa é a diferença. A gente tem hoje grande parte da população vacinada, mas eu peço: vamos manter os cuidados porque a pandemia não acabou. Em Amarante a situação está controlada, mas é preciso que cada um faça a sua parte”, finalizou.

De acordo com dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, os testes realizados no município de janeiro a dezembro de 2020 chegam a 3.358 e 661 casos da doença foram confirmados. Desse total, 649 foram recuperados. No geral, 12 pessoas morreram vítimas da doença.

Ainda conforme os dados apresentados, Amarante teve como pico da doença os meses de julho e agosto de 2020, havendo redução gradativa destes.

Em 2021, de janeiro a 17 de agosto, houve 771 casos positivos da Covid-19 e 2.631 testes foram realizados. Ainda no período, 765 pessoas foram recuperadas da doença no município.

Conforme o Setor de Vigilância Epidemiológica, o consolidado geral da situação relacionada à Covid-19 aponta que foram realizados 6.922 testes, sendo 1.544 casos positivos e 983 na zona urbana e 561 na zona rural e 32 óbitos.

A Secretaria Municipal de Saúde finalizou informando que 11.680 pessoas tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o que representa 66,37% da população, enquanto a 2ª dose foi aplicada em 4.637 pessoas, representando 26,36%.

Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa