Rafael Fonteles e Geraldo Alckmin firmam parceria estratégica no desenvolvimento sustentável do Piauí

Parnaíba

Na tarde desta sexta-feira (15), Parnaíba foi palco do lançamento dos dois maiores empreendimentos de produção de hidrogênio verde do mundo, com o governador Rafael Fonteles e o vice-presidente Geraldo Alckmin. O HUB de Hidrogênio Verde, localizado na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), receberá investimentos significativos, estimados em R$200 bilhões, com o objetivo de abastecer o mercado europeu com energia limpa.

O governador Rafael Fonteles destacou o potencial do Piauí e do nordeste como líderes na revolução da indústria verde. “Precisamos industrializar o nordeste e o Piauí a partir de nossas vocações, e a nossa vocação chegou: é a indústria verde; não somente a produção da molécula de hidrogênio, mas para sermos realmente os maiores fabricantes do mundo inteiro de produtos verdes como fertilizantes e aço, sem utilizar combustíveis que emitem o CO2”, ressaltou Fonteles.

O vice-presidente Geraldo Alckmin reforçou a importância de explorar as potencialidades do Piauí nessa nova fase de industrialização, desenvolvendo um grande complexo verde que abrangerá diversas frentes tecnológicas. “Aqui está o maior exemplo da nova indústria, inovadora e verde; olha o que teremos de inovação tecnológica aqui, startups, pesquisa e várias indústrias verdes como a da amônia e do hidrogênio, um grande complexo industrial verde, visando a descarbonização”, destacou Alckmin.

Com as empresas Green Energy Park e Solatio à frente dos empreendimentos, estima-se que serão gerados 20 mil empregos na região, com uma produção energética de 20GW. As construções da primeira etapa devem iniciar até dezembro do próximo ano, com a expectativa de estar em operação até 2027.

O CEO da Green Energy Park, Bart Biebuyck, salientou a importância da união de esforços para tornar o Piauí um polo mundial líder em tecnologia de energia verde. “Este projeto é um dos mais ambiciosos e desafiadores do mundo e só será possível se fizermos isso juntos, autoridades, líderes empresariais, pesquisadores e, mais importante, o povo do Piauí; vamos nos unir em torno deste objetivo comum para fazer do Piauí um polo mundial líder em tecnologia de energia verde”, ressaltou Biebuyck.

O presidente da Solatio, Pedro Váquer, anunciou que as construções da primeira etapa, com a liberação das licenças, terão início até dezembro do próximo ano. “Eu assumi ontem com o governador o compromisso que, tendo todo os licenciamentos até setembro e outubro, antes do fim do ano que vem, máximo em dezembro, começaremos as obras nessas primeiras 100 hectares de construção. Então a expectativa é no máximo a metade do 27, esta primeira fase poder estar em operação, já produzindo Hidrogênio Verde e Amônia”, declarou o empresário.

Com o Piauí apresentando as melhores condições para se tornar líder na produção de hidrogênio verde, o estado busca se antecipar à busca mundial pelo combustível, alinhando-se ao Acordo de Paris assinado em 2015. O consumo de H2V é uma das formas de atingir a redução da emissão de gases do efeito estufa, dado que sua produção não gera carbono ao meio ambiente.

Fotos: Ccom

Fonte: Governo do Piauí

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa