AMARANTE

Imunização

Quem recusar ser vacinado contra a Covid-19 por causa da marca ou fabricante em Teresina, irá para o fim da fila

Publicado em

Piauí

Foto: Leomar Duarte | Somos Notícia

Pessoas que se recusarem a tomar algum tipo de vacina contra a Covid-19 em razão da marca, origem ou fabricante terão que assinar um termo de desistência. A informação é da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, que está acatando a recomendação do Ministério Público do Piauí (MP-PI).

O Ministério Público expediu a recomendação afirmando que tomou conhecimento de que pessoas estariam se recusando a receber vacina, por conta do fabricante do imunizante. O Ministério solicitou à Fundação que adotasse medidas para impedir essa prática.

Ao assinar o termo, a pessoa será impedida de realizar novo agendamento e terá que ir para o final da fila de imunização, ou seja, só será vacinada depois que todo o público adulto for vacinado.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, afirmou que todas as vacinas são seguras e que, nesse momento de pandemia, a vacinação é essencial.

“Todas as vacinas utilizadas no Brasil contra a Covid-19 são eficazes, seguras e passam por rigorosa avaliação da Anvisa antes de serem liberadas para a população em geral. Por isso, todos que estão aptos precisam tomar, independente da origem”, afirmou ao G1 o médico Gilberto Albuquerque, presidente da FMS.

Leia Também:  Forte chuva na região do Médio Parnaíba deixa Amarante e mais 17 cidades sem energia elétrica

Atualmente estão sendo aplicadas em Teresina vacinas contra a Covid-19 da CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e da Janssen.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Piauí

Piauí vacina 70% da população com a primeira dose contra a Covid

Publicados

em


O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, anunciou, neste sábado (23), que o Piauí atingiu a marca de 70% da população piauiense vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A população completamente imunizada com duas doses da vacina ou com a dose única soma 44,43% dos piauienses.

De acordo com o vacinômetro, já foram aplicadas 3.780.269 doses de imunizantes, sendo que destas mais de 2.297.040, são de primeira dose e 1.457.833 de segunda dose e dose única. O Vacinômetro do Estado vem passando por atualizações e apresenta mudanças diariamente em relação à quantidade de vacinas aplicadas, à medida que os dados forem sendo inseridos pelos municípios.

Ao todo, o Ministério da Saúde entregou 4.519.205 milhões de doses ao Estado. A população vem sendo contemplada com vacinas da CoronaVac/Instituto Butantan, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen/Johnson&Johnson, que utiliza apenas uma dose de aplicação para imunização contra o vírus.

O Estado segue com uma logística de distribuição ágil, possibilitando que os lotes encaminhados pelo Ministério da Saúde, cheguem aos municípios com a maior brevidade. “Cada aumento da cobertura vacinal é motivo de comemoração. Quem ainda não se vacinou, deve procurar uma unidade de saúde e se vacinar. O avanço da imunização contra a doença reflete diretamente nos índices de infecção e internamento, que estão cada vez mais baixos”, enfatizou Florentino.

Leia Também:  MPPI e FETAG-PI promovem reunião para tratar de parceria visando a prevenção de queimadas e incêndios florestais

Nas últimas semanas também estão sendo ampliados os grupos de aplicação de dose reforço (DR), que contempla além de idosos acima de 60 anos, os imunossuprimidos e profissionais de saúde. No estado já foram aplicadas 25.396vacinas em esquema de terceira dose. A aplicação de doses nos adolescentes, da mesma forma, também vem ampliando. Neste grupo, a vacinação no grupo de 12 a 17 anos já passa de 79.017 mil, em 201 municípios.

“Estamos vivendo um momento importante no combate à pandemia, com resultados significativos e animadores. A aplicação das doses de reforço e adicionais, além da imunização dos adolescentes nos demonstram isso. Estamos colhendo o resultado de um trabalho compartilhado entre o Estado, os municípios e o Governo Federal”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA