Putin parabeniza tropas russas e Wagner por 'capturar Bakhmut'

Putin parabeniza tropas russas e Wagner por ‘capturar Bakhmut’

Internacional

A Rússia alegou ter capturado totalmente Bakhmut da Ucrânia, com o presidente Vladimir Putin parabenizando suas tropas e o mercenário Grupo Wagner por tomar a cidade oriental em grande parte destruída.

O anúncio russo no sábado veio horas depois que Kiev disse que a batalha ainda continuava, embora admitisse que a situação era “crítica”.

Bakhmut, uma cidade de mineração de sal que já teve uma população de 70.000 pessoas, foi palco da batalha mais longa e sangrenta na guerra de 15 meses da Rússia na Ucrânia.

A queda de Bakhmut, onde se acredita que tanto a Rússia quanto a Ucrânia sofreram enormes perdas, representaria a primeira grande vitória de Moscou no conflito em mais de 10 meses.

“Como resultado das ações ofensivas das unidades de assalto de Wagner, com o apoio da artilharia e da aviação da unidade ‘Sul’, a libertação da cidade de Artemovsk foi concluída”, disse o Ministério da Defesa da Rússia em um comunicado, usando o comando soviético. era o nome de Bakhmut.

“Vladimir Putin parabenizou as unidades de assalto de Wagner, bem como todos os militares das unidades das forças armadas russas que lhes forneceram o apoio necessário e a cobertura de flanco, pela conclusão da operação de libertação” da cidade, citou a agência de notícias estatal TASS. uma declaração do Kremlin como dizendo.

O presidente russo disse que aqueles que se destacaram receberão prêmios, acrescentou a agência de notícias.

O chefe de Wagner, Yevgeny Prigozhin, afirmou anteriormente que a cidade havia caído para seus mercenários em um vídeo postado no Telegram, no qual combatentes seguravam bandeiras russas contra um cenário de ruínas.

“Hoje, 20 de maio, por volta do meio-dia, Bakhmut foi totalmente tomada”, disse Prigozhin no vídeo, acrescentando que os combatentes de Wagner vasculhariam a cidade capturada antes de entregá-la ao exército russo.

“Até 25 de maio, examinaremos completamente [Bakhmut], criar as linhas de defesa necessárias e entregá-las aos militares”, disse Prigozhin. “Nós mesmos iremos para acampamentos de campo.”

O som da artilharia pode ser ouvido no fundo do vídeo de Prigozhin.

‘Bakhmut será libertado’

As reivindicações vieram depois de uma semana em que as forças ucranianas obtiveram seus ganhos mais rápidos em seis meses nos flancos norte e sul de Bakhmut.

Kiev negou a alegação de Prigozhin no início do sábado, mas não teve uma resposta imediata à declaração do Ministério da Defesa.

“Luta pesada em Bakhmut. A situação é crítica”, postou a vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar, no Telegram.

Ela disse que as tropas ucranianas estavam “segurando a defesa” na “área de aviões” da cidade.

“A partir de agora, nossos defensores controlam certas instalações industriais e de infraestrutura na área”, disse ela.

Não foi possível para a Al Jazeera verificar nenhuma das afirmações.

Quer as forças ucranianas tenham saído de Bakhmut ou não, elas estão lentamente recuando para dentro dela, para aglomerados de edifícios na extremidade oeste da cidade. Enquanto isso, ao norte e ao sul, eles tomaram faixas de território das tropas russas.

A Rússia reconheceu ter perdido algum terreno em torno de Bakhmut na semana passada, enquanto nega as afirmações de Prigozhin de que os flancos ao redor da cidade guardados por tropas regulares entraram em colapso.

Kiev diz que seu objetivo em Bakhmut tem sido atrair forças russas de outros lugares do front para a cidade, infligir muitas baixas ali e enfraquecer a linha defensiva de Moscou em outros lugares antes de uma grande contra-ofensiva planejada.

Moscou há muito afirma que a captura de Bakhmut seria um trampolim para avançar mais profundamente na região de Donbass que afirma ter anexado da Ucrânia. Tornou-se o alvo principal de uma ofensiva massiva que falhou em capturar qualquer terreno significativo em outros lugares.

Prigozhin reconheceu que Bakhmut tem pouco significado estratégico, apesar de sua enorme importância simbólica por causa da escala de perdas na batalha terrestre mais sangrenta da Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Enquanto isso, a batalha por Bakhmut revelou uma divisão cada vez maior entre Wagner, uma força mercenária que recrutou milhares de condenados das prisões russas, e os militares russos regulares.

Por duas semanas, Prigozhin tem emitido mensagens diárias de vídeo e áudio denunciando a liderança militar da Rússia, muitas vezes em discursos carregados de palavrões.

No vídeo de sábado, ele disse que por causa dos “caprichos” do ministro da Defesa, Sergei Shoigu, e do chefe de gabinete Valery Gerasimov, “cinco vezes mais caras morreram do que deveriam”. Ele agradeceu a Putin “por ter nos dado esta chance e grande honra de defender nossa pátria”.

blitz diplomática

O anúncio da Rússia de que a cidade havia caído veio quando o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy se reuniu com seu colega americano, Joe Biden, no Japão durante a cúpula do G7.

Biden, que liderou o apoio ocidental à Ucrânia com sanções e suprimentos, “espera” a reunião, disse uma autoridade sênior nos Estados Unidos, acrescentando que ela deve ocorrer após as 14h, horário local (05h00 GMT) do dia Domingo.

O presidente ucraniano, que voou em um avião do governo francês, pôde se encontrar não apenas com os líderes do G7, mas também com outros importantes atores internacionais, como as potências desalinhadas Brasil e Índia.

Os frutos de seus esforços diplomáticos já valeram a pena, com os EUA anunciando na sexta-feira que permitiria a Kiev adquirir caças F-16, o material mais sofisticado já fornecido pelo Ocidente.

A caminho do Japão, Zelenskyy também parou em uma cúpula da Liga Árabe na Arábia Saudita.

O Vaticano disse no sábado que o Papa Francisco pediu ao cardeal Matteo Zuppi, chefe da conferência dos bispos italianos, para realizar uma missão de paz para tentar ajudar a acabar com a guerra.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Macedo CarnesSabores da TerraCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa