Em reunião com gestores de Saúde, promotores de Justiça do Piauí apresentam projeto sobre assistência farmacêutica

Campo Maior
Os promotores de Justiça Karla Carvalho, coordenadora do Caods (Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde), e Ricardo Trigueiro, titular da Promotoria de Justiça de Castelo do Piauí, participaram, na última sexta-feira, 24 de junho, de reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) do Território dos Carnaubais.

O encontro de trabalho ocorreu no auditório da Secretaria de Educação de Campo Maior. A reunião contou, ainda, com a participação de representantes da DUAF (Diretoria de Unidade de Assistência Farmacêutica do Estado), da DIVISA (Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado), do CRF-PI (Conselho Regional de Farmácia), do COSEMS-PI (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde) e da Coordenação-Geral das Regionais de Saúde do Estado.

A participação dos membros do MPPI faz parte das ações do projeto “MPPI na Garantia do Direito à Assistência Farmacêutica”, desenvolvido pelo Caods/MPPI, que integra o Plano Geral de Atuação do MP piauiense. A iniciativa tem por finalidade fomentar a gestão da assistência farmacêutica para garantir aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) o acesso aos medicamentos do componente básico, nos polos regionais de Campo Maior e Corrente. A coordenadora do Caods/MPPI apresentou o projeto aos gestores em saúde que participaram do encontro. Eles acompanharam também exposições, conduzidas por representantes dos demais órgãos, sobre a importância da organização da gestão da assistência farmacêutica básica e, em especial, da adequação sanitária dos serviços de armazenamento e dispensação de medicamentos; da utilização de sistema informatizado, como o HÓRUS; da criação de Relações Municipais de Medicamentos (REMUMES); e dos benefícios econômicos e sociais.

Também foram ouvidos os prefeitos e gestores municipais sobre os principais problemas enfrentados na organização da assistência farmacêutica. Entre os problemas mencionados pelos gestores, estão a dificuldade na compra de medicamentos e na elaboração das Relações de Medicamentos Oficiais (RENAMES e/ou REMUMES). Os representantes do MPPI, durante o diálogo na CIR, coletaram sugestões para o aprimoramento das ações do projeto.

O evento contou com a participação de gestores de saúde, prefeitos, técnicos das Secretarias Municipais de Saúde e colaboradores do Ministério Público.

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa