Depois de dez dias de intensas atividades, os universitários do Projeto Rondon encerraram nesta sexta-feira (1º) as ações em Amarante.
A finalização aconteceu em momento solene com entrega de um certificado ao município pela participação nas ações. O Projeto Rondon foi executado em Amarante por meio de uma iniciativa do Ministério da Defesa, com o apoio da Prefeitura Municipal de Amarante, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFP) e com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
No ato do encerramento, houve o plantio de uma árvore do tipo Ipê, que simbolizou o plantio de outras 20 mudas na zona urbana do município, ação que será finalizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
“Nós esperamos que nossa vinda tenha trazido muita influência ao município, não somente a nível de gestão mas a nível populacional porque para nós foi uma experiência marcante”, afirmou a coordenadora do Projeto, Vanessa Carla – da UFPE.
De acordo com o coordenador Carlos Fernandes – da UTFPR, foi possível ver a satisfação no olhar dos rondonistas na execução das oficinas durante o período em Amarante. “Quero agradecer ao prefeito Diego Teixeira e ao secretário de Educação Ironilson Lima pela acolhida na cidade. Foi uma honra participar do Projeto Rondon em Amarante, onde os rondonistas tiveram a oportunidade de colocar em prática todo o seu conhecimento acadêmico. Eu vi em seus olhares a satisfação com que realizaram todas as oficinas. Nós rondonistas ganhamos mais que ensinamos nesses dias de convívio com a população amarantina.”
O secretário de Educação Ironilson Lima esteve representando a gestão municipal durante o ato de encerramento. “A gestão me atribuiu essa prazerosa responsabilidade de representá-la, pois tive a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas como vocês, que vieram com o intuito de transmitir conhecimentos e deixar novas experiências. Tenho certeza que todos vocês deixam uma herança no coração e na mente de cada amarantino que participou das palestras, oficinas e de todos os projetos “, disse aos rondonistas o secretário Ironilson Lima.
Em seu perfil numa rede social, o prefeito Diego Teixeira disse que ficou “muito satisfeito com as atividades desenvolvidas em Amarante pelo Projeto Rondon”. Segundo ele, “a parceria com o município foi de grande valia pela experiência deixada aos amarantinos e pelo exemplo de doação dos rondonistas aos participantes das oficinas”.
No geral, segundo informações dos coordenadores, serão entregues 1173 certificados pela UTFPR e 1107 pela UFPE, totalizando 2280 certificados em 106 oficinas realizadas pelas duas universidades.
Fotos e vídeos: Leomar Duarte
Alguns links das ações do Projeto Rondon 2019 no Somos Notícia
Compartilhe este postAbertura oficial, em Amarante;
Oficinas disponíveis para esta terça-feira em Amarante;
15 oficinas no primeiro dia de ações em Amarante;
30 oficinas já realizadas em Amarante; inscrições abertas;
Ações despertam alunas de Amarante ao empreendimento;
Feirantes participam de oficinas do Projeto Rondon no Mercado de Amarante;
Secretária de Saúde participa de ações do Projeto Rondon na feira de Amarante;
Projeto Rondon x Time do Chagas Fotógrafo realizam jogo amistoso em Amarante;
Comunidade Mimbó participa de oficinas do Projeto Rondon em Amarante;
Ações a três comunidades rurais de Amarante;
Finaliza ações em Amarante com 2280 certificados e 106 oficinas