Professora acompanha trajetória e comemora conquistas de estudante com autismo

Bom Jesus

“Uma das coisas mais gratificantes que uma escola deve ter é a inclusão de alunos especiais de fato, favorecendo quebras de preconceitos e estímulo da aprendizagem de modo mais significativo”. Com essas palavras, a professora Ana Raquel Novais comemorou a participação do aluno John Keven Santos na abertura do V Circuito de Ciências. O estudante tem transtorno do espectro autista (TEA).

O momento significativo na vida do estudante e da professora ocorreu durante a etapa final do V Circuito de Ciências, no dia 06 de outubro, na cidade de Bom Jesus – PI. John Keven, de 17 anos de idade, fez a abertura do evento em língua inglesa, emocionando a todo o público.

John Keven é estudante da primeira série do Ensino Médio do Ginásio Estadual Nossa Senhora de Fátima, instituição da rede estadual de ensino da cidade de Eliseu Martins, distante 484 Km de Teresina, no sul do Piauí. Sua mãe, Maria Claudete, revela que desde as séries iniciais, John Keven sempre foi uma criança participativa e mesmo tendo suas limitações nunca deixou de ser uma criança feliz.

“Meu filho sempre frequentou a escola e se portou de forma obediente. Tivemos dificuldades no início com sua alfabetização, mas com seu esforço, e o apoio dos professores, conseguiu se desenvolver e hoje busca pelos seus sonhos”, confessa a mãe.

A professora e coordenadora da escola, Ana Raquel, revela que acompanha John Kevin desde o Ensino Fundamental e comemora sua evolução. “Desde que o Ginásio Estadual Nossa Senhora de Fátima foi convidado pela 14ª Gerência Regional da Educação (GRE), para levar o aluno para fazer a abertura da Circuito de Ciências, onde estariam presentes várias escolas, todos nós do grupo de gestores e professores achamos uma brilhante ideia e assim, o fizemos. Marcamos presença e o rapaz brilhou naquele ambiente. A apresentação do John foi belíssima, deixando surpresos e maravilhados os muitos alunos e professores que se encontravam no Teatro Alard”, diz.

A professora acrescenta que quando realmente a escola atua de modo a favorecer a inclusão, existem benefícios para todos da comunidade escolar.

“Foram momentos que encheram meu coração de alegria e meus olhos de lágrimas. Em nome dos colegas de profissão, agradeço imensamente a oportunidade de proporcionar esse e outros momentos na vida de John Keven. Esperamos que ao longo de sua vida e em outras etapas as pessoas o acolham, entendam o significado de inclusão e possam incluí-lo sempre, para que John Keven possa se desenvolver e chegue onde ele almejar chegar”, complementa Ana Raquel.

A inclusão dos alunos com déficit de aprendizagem na escola vai muito além de integrá-los na sala de aula, não é apenas encontrar uma forma dele estar em sala em muitas situações, mas fazer com que esses alunos se sintam protagonistas das suas próprias histórias.

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Fonte: Governo PI

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa