procissão luminosa

Procissão Luminosa inicia festividades do Divino em Amarante com centenas de católicos; fotos!

Paróquia de Amarante

O som da rabeca, do tambor e das vozes cantando e rezando definiram o ritmo da caminhada de centenas de fiéis na Procissão Luminosa, que marcou a abertura das festividades do Divino Espírito Santo, em Amarante, na noite desta quinta-feira (12).
A Procissão visitou moradores do bairro Areias, iniciando na residência de Dona Socorro Santos, completando o seu percurso inicial no bairro Vila Nova.
“Nos sentimos privilegiados ao recebermos o Divino Espírito Santo em nossa casa. Este é um momento em que a gente vê presente a tradição da Igreja, a cultura popular e a religiosidade”, afirmou o filho de Dona Socorro Santos, João Filho, que teceu agradecimentos ao público presente em nome de toda a família.
As festividades recebem a cada ano, um número cada vez mais expressivo de adolescentes, o que os organizadores atribuem à valorização que é dada à tradição.
Para Marcelino Barroso, um dos organizadores da Festa do Divino, a força dessa tradição, aliada aos valores familiares constituem um forte atrativo para os jovens de Amarante.
“A invocação é das famílias, que vão transmitindo para os filhos e para os netos. Os mais velhos vão influenciando e os jovens vão aderindo. Eles(os jovens) vão pedindo para participar das festividades como as procissões e o Cortejo Imperial, que vai acontecer no próximo domingo (15).
Marcelino acredita também que “há um pouco de força simbólica, que mantém a Igreja católica muito forte”.
As festividades se revelam como a expressão de uma fé que se mantém viva há 109 anos.
O momento atual de crise econômica no país, segundo Marcelino, não afeta a grandeza da festa.
“A parte central da festa não mudou, mas o momento de crise atinge a todas as pessoas. Isso fez com que nossa festa tivesse um pouco de baixa em termos de auxílios. A parte central da festa não foi abalada em nada”, encerra Marcelino ao assegurar que a Festa do Divino em Amarante está consolidada e que “a festa de mãe Dedé sempre foi feita para os pobres, e que todo o trabalho é para a sua manutenção”.
Nesta sexta-feira (13), a Procissão Luminosa, após passar pelas residências no bairro Vila Nova, vai seguir em direção ao Centro da cidade.
Edição, postagem e fotos: Denison Duarte

Procissão Luminosa

Procissão Festa do Divino1
Procissão Festa do Divino2
Procissão Festa do Divino3
Procissão Festa do Divino4
Procissão Festa do Divino5
Procissão Festa do Divino6
Procissão Festa do Divino7
Procissão Festa do Divino8
Procissão Festa do Divino9
Procissão Festa do Divino10
Procissão Festa do Divino11
Procissão Festa do Divino12

Compartilhe este post
Casa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersNacional GasFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário