PRF-PI alerta sobre golpe de leilão e compra de veículos adulterados

PRF alerta sobre golpe de leilão e compra de veículos adulterados no Piauí

Polícia

A Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF-PI) emitiu um importante alerta sobre o “golpe de leilão” e a compra de veículos adulterados, especialmente através das redes sociais. Este problema tem levado muitas pessoas a enfrentar processos judiciais por receptação, uma vez que acabam adquirindo veículos roubados sem conhecimento.

Veículos recuperados em 2024

Somente neste ano, de acordo com informações, a PRF-PI recuperou 114 veículos roubados. Muitas vítimas relatam ter comprado esses veículos de maneira aparentemente legítima, sem perceber as irregularidades. O inspetor da PRF, Adel Barbosa, destacou que a compra de veículos sem a devida verificação, especialmente em plataformas online, torna os compradores alvos fáceis para golpistas.

Além disso, o inspetor explicou que muitos compradores não sabem que estão adquirindo veículos provenientes de roubo e furto, atraídos por preços muito abaixo do mercado. “Na maioria das vezes, enquadramos esses casos como crime de receptação. A pessoa compra o veículo em redes sociais sem saber a procedência. Quando o preço é muito abaixo do mercado, isso é um sinal de alerta”, afirmou.

Alerta sobre golpe de leilão

Os criminosos geralmente adulteram os veículos, clonando-os para que pareçam regulares, incluindo a alteração do chassi. Adel Barbosa também alertou sobre o “golpe de leilão”, que ocorre principalmente no interior do estado. Nesse esquema, motos são roubadas, têm o chassi e o número do motor cortados, e são vendidas como veículos de leilão.

O inspetor enfatizou a importância de não comprar veículos com números de identificação cortados. “Veículos de leilão passam por um processo judicial e recebem um novo número. Criminosos falsificam documentos de leilão e enganam pessoas, especialmente no interior, onde há menos conhecimento sobre essas fraudes”, concluiu.

Portanto, a PRF-PI recomenda que os compradores verifiquem minuciosamente a procedência dos veículos e desconfiem de preços muito abaixo do mercado para evitar cair em golpes e responder criminalmente.

PRF-PI alerta sobre golpe de leilão e compra de veículos adulterados
PRF-PI alerta sobre golpe de leilão e compra de veículos adulterados
Compartilhe este post
Macedo Carnesconsultoria natura avonSabores da TerraCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário