A Prefeitura de São Francisco do Maranhão, por meio da Secretaria de Assistência Social com apoio da Secretaria de Educação, iniciou na noite desse domingo(6) a Semana Cultural, programação que vai encerrar no próximo dia 10 de maio, quando será comemorado o aniversário de 94 anos da cidade.
Com a presença maciça de grande público, as festividades culturais foram abertas pelo prefeito Adelbarto Santos e pelo vice-prefeito, Júnior Furreca. O evento foi realizado sob forma de circuito cultural com a participação da Secretaria de Educação, por meio de escolas do município e de profissionais da área.
O vice-prefeito intitulou o evento de resgate da Cultura de São Francisco do Maranhão. Ele aproveitou e parabenizou aos organizadores.
“Esta semana representa o resgate da Cultura de São Francisco do Maranhão. As comunidades rurais participando deste grande evento retratam o que de fato somos, culturalmente falando. Quero parabenizar a Helaine (secretária de Assistência Social) e o Francemilton Pacheco (secretário de Educação) pelo envolvimento nesta realização. Não vamos deixar morrer a nossa Semana Cultural. Somos franciscoenses e temos que valorizar o que temos na nossa cultura”
Ao Somos Notícia, a secretária de Assistência Social, Helaine Wiselle, falou sobre a importância do evento para o município. “Temos um povo de uma cultura muito rica, o que sempre faltou foi esse incentivo que nossa gestão está dando. Essa valorização é o que impede que nossa cultura seja desvalorizada”.
O secretário de Educação, Francemilton Pacheco, disse que estava “emocionado com a participação da Educação nesse grande evento” que, segundo ele, “vai contribuir para o fortalecimento da Cultura local por meio da Educação”.
O prefeito Adelbarto Santos abriu a Semana Cultural reforçando a importância da Educação no processo de transformação cultural da sociedade franciscoense. “Quero agradecer toda a nossa equipe de governo e às duas secretarias de Educação e Assistência Social, que são responsáveis por este evento que representa uma verdadeira transformação cultural da nossa sociedade. Iniciando nossas festividades com a Educação, não poderíamos começar melhor.”
O gestor completou a abertura com um discurso de agradecimentos. “Quero agradecer ao secretário (Francemilton) e equipe, diretores, professores, alunos, escolas. O que nós queremos é envolver educação para transformar a sociedade em que a gente vive. A gente só vai fazer melhor essa sociedade se a gente envolver a família na escola e a escola na família.”
Fotos: Vando Clepi