cisternas em escolas de amarante

Prefeitura de Amarante vai instalar cisternas em nove escolas rurais após curso a educadores e diretores

Amarante

Em Amarante, aconteceu nesta sexta-feira (11) um curso de ‘Gerenciamento de Recursos Hídricos Escolares e de Manejo de Cisternas’. O evento, que foi realizado pela Obra Kolping do Piauí através da Prefeitura de Amarante, é parte do programa ‘Água de beber e água de educar’, do Governo Federal, que passa a ter a adesão da gestão municipal.

A entidade Obra Kolping do Piauí é a responsável pela execução do projeto em Amarante, que é um dos municípios pertencentes à região do Semiárido.

O curso, que fornecerá certificado aos participantes, era voltado a professores, diretores, vigias e todo o corpo escolar. Ele é também parte das etapas necessárias para instalação de cisternas, que têm capacidade de 52 mil litros e que vão captar água das chuvas para uso em escolas da zona rural de Amarante. No Piauí, seis municípios aderiram ao programa.

Em Amarante, serão contempladas escolas de nove comunidades rurais como Mimbó, Assentamento Araras, Conceição, Malhadinha, Vereda, Saco da Cachoeira, Nova Olinda, Chapada do Filomeno e Emparedada.

Ao Somos Notícia, o instrutor e membro da Obra Kolping do Piauí, Daniel Silva, assegurou que “para que as escolas recebam as cisternas é preciso cumprir todas as etapas, inclusive a formação da comissão municipal, mobilização das escolas para iniciar o processo que antecede a instalação das cisternas e o curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos”.

O projeto, segundo o secretário Ironilson Lima, foi muito bem aceito pelo município e pela comunidade escolar da zona rural. “Quando tomei conhecimento desse projeto, fiquei muito feliz. Temos algumas comunidades que têm problemas no fornecimento de água, pois o abastecimento é diferente da forma como acontece na cidade. Escolas que têm uma grande quantidade de alunos sofrem muito, a exemplo da comunidade Malhadinha”, finalizou ao enfatizar que a ação deverá beneficiar hortas comunitárias nos períodos de escassez de água.

O prefeito Diego Teixeira assegura que a conquista representa uma solução muito aguardada pelo município. “Essas pessoas vão ser multiplicadoras dessas informações que estão recebendo no curso acerca do manuseio correto da cisterna. Apoiamos a iniciativa do programa, que traz uma solução tão esperada pelas comunidades e por nós gestores. Agora estamos levando essa tecnologia social para beneficiar toda a comunidade escolar dessas localidades. Essa atitude, sem dúvida, vai melhorar de modo eficiente o nível de ensino/aprendizado nas escolas, principalmente, nos períodos de maior estiagem das chuvas”.

A equipe da Obra Kolping no Piauí está em Amarante para execução dos procedimentos finais. Segundo Daniel Silva – que esteve acompanhado da diretora de juventude Kolping, Auricélia, as cisternas deverão estar instaladas até o início de novembro.

Fotos: Leomar Duarte

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário