Cão de guarda nuclear cada vez mais preocupado com a segurança da usina na Ucrânia

Polônia detecta objeto em seu espaço aéreo que voou da Bielorrússia, provavelmente balão de observação

Internacional

VARSÓVIA, Polônia (AP) – O Ministério da Defesa da Polônia disse no sábado que detectou um objeto no espaço aéreo polonês que voou da direção de Belarus e que provavelmente é um balão de observação.

O ministério twittou que o contato do radar com o objeto foi perdido perto de Rypin, uma cidade no centro da Polônia a 143 quilômetros (89) a noroeste da capital, Varsóvia.

Foi lançada uma busca nas proximidades de Rypin envolvendo um helicóptero, um drone e grupos terrestres das Forças de Defesa Territorial, disse à emissora de televisão TVN24 a assessora de imprensa do Comando Operacional das Forças Armadas, capitã Ewa Złotnicka.

O objeto foi localizado na sexta-feira por volta das 20h30, horário local, perto de Białowieża, que fica perto da fronteira da Polônia com a Bielo-Rússia. O monitoramento por radar foi realizado, mas por volta das 12h30 de sábado, o objeto deixou de ser visível, disse Złotnicka em entrevista por telefone à estação de TV privada.

O desenvolvimento relatado no sábado segue duas outras incursões conhecidas no espaço aéreo da Polônia desde que a Rússia lançou sua invasão em grande escala da Ucrânia, que fica na fronteira leste da Polônia.

Em novembro, dois homens poloneses foram mortos quando um míssil caiu no leste da Polônia. Autoridades ocidentais disseram acreditar que um míssil de defesa aérea ucraniano se extraviou enquanto as forças aéreas ucranianas tentavam repelir um ataque em larga escala da Rússia.

Oficiais militares e políticos poloneses também estão enfrentando questões sobre outro objeto que aterrissou em território polonês em dezembro, mas que só foi descoberto em abril por acaso por um cidadão que andava a cavalo em uma floresta.

A questão está levantando dúvidas sobre como as autoridades estão lidando com suas defesas aéreas em meio aos novos riscos criados pela guerra na Ucrânia.

O presidente Andrzej Duda e o primeiro-ministro Mateusz Morawiecki só foram informados da invasão do espaço aéreo em dezembro no final de abril.

O Bureau de Segurança Nacional, órgão que assessora o presidente em questões de segurança e defesa, disse na sexta-feira que seu chefe, Jacek Siewiera, e Duda foram informados em 26 de abril sobre o objeto, que o bureau disse “pode ser um míssil de cruzeiro de fabricação russa”. .”

As autoridades disseram que nenhum vestígio de explosivos foi encontrado no local onde o objeto aéreo foi descoberto.

O ministro da Defesa, Mariusz Błaszczak, esta semana apontou o comandante operacional das forças armadas como o culpado por não informar adequadamente os líderes políticos sobre o objeto. Os líderes do Exército se opuseram a essa alegação, insistindo que cumpriram seus deveres adequadamente.

A oposição política tem pedido a demissão de Błaszczak sobre esse assunto.


Fonte: AP News

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa