PCCE deflagra operação e apreende veículos de luxo e realiza bloqueios de bens

PCCE deflagra operação e apreende veículos de luxo e realiza bloqueios de bens

Polícia

A operação ocorreu em Juazeiro do Norte, no Ceará, e nos estados de Santa Catarina, Goiás e São Paulo

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (16), uma operação que teve como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão e de bloqueios de bens em desfavor de quatro alvos investigados que se apresentavam como trader em redes sociais e prometiam ganhos financeiros acima do mercado. As ofensivas contaram com o apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e das Polícias Civis dos estados de Santa Catarina, Goiás e São Paulo. Na ação, veículos de luxo foram apreendidos e bens e contas bancárias foram bloqueadas.

A operação intitulada “ Saqqara”, coordenada pela Delegacia Regional de Juazeiro do Norte da PCCE, por meio do Núcleo Avançado de Inteligência (NAI), iniciou em janeiro deste ano, tendo como investigado um homem que se apresenta como “trader” em suas redes sociais e promete ganhos financeiros acima do mercado e tinha como finalidade vender seus cursos. Durante as investigações, os policiais civis verificaram que o alvo não possuía autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para atuar no mercado financeiro, bem como também vendia robôs automatizados de operações binárias de compra e venda de ações sem certificação do Banco Central ou da CVM.

Com o aprofundamento das investigações, as equipes verificaram que os cursos eram comercializados por uma empresa que tem como sede em Balneário Camboriú/SC, e era responsável por receber os pagamentos referentes às compras dos cursos, lucrando, assim, um percentual do valor que chega a cerca de R$ 1 milhão. Ainda conforme informações policiais, as vítimas, após adquirir o curso, deveriam aguardar até oito dias para ter acesso às ferramentas. O referido período tinha como finalidade fazer com que não incidisse o direito de arrependimento previsto legalmente no Código de Defesa do Consumidor, uma vez que, após o período de sete dias, o comprador não poderia solicitar o cancelamento do produto e o ressarcimento dos valores pagos.

Além disso, verificou-se, ainda, que após a aquisição do curso, os clientes eram orientados a realizar a abertura de contas em corretoras de investimentos, uma delas, inclusive, proibida de captar clientes no Brasil de maneira direta ou indireta em razão de vedação da Comissão de Valores Mobiliários. A PCCE identificou, também, que o alvo, residente em Juazeiro do Norte/CE, ostentava carros de luxo e os supostos lucros obtidos com operações na bolsa de valores com a finalidade de atrair novos clientes. Com as ordens judiciais em mãos, os policiais civis do Ceará, Santa Catarina, Goiás e São Paulo cumpriram as buscas. Durante as ofensivas, veículos de luxo foram apreendidos, bem como, bens e contas bancárias foram bloqueados. A PCCE segue com as investigações acerca do caso.

Significado de Saqqara

O nome da Operação, intitulada de Saqqara, remete àquela que é considerada a primeira pirâmide escalonada do mundo, localizada a 30 Km da Cidade do Cairo, no Egito, e tem como objetivo investigar os crimes de estelionato, crime contra a economia popular, crimes contra o consumidor e lavagem de dinheiro.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser encaminhadas ainda para os números (88) 3102-1116, da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte. O sigilo e o anonimato são garantidos.

O post PCCE deflagra operação e apreende veículos de luxo e realiza bloqueios de bens apareceu primeiro em Polícia Civil.

Fonte: Polícia Civil do Ceará

Compartilhe este post
consultoria natura avonSabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário