O Picos Cidade Junina, um dos eventos culturais mais queridos do país, encerrou suas atividades neste sábado (03), atraindo uma multidão ao longo de dois dias de celebração. A emocionante última noite do festival foi marcada por shows musicais e pela grande final do Festival Nordestino de Cultura Junina.
Segundo Pablo Santos, secretário de Turismo do Piauí, a Setur reconhece a importância das festas juninas não apenas para preservar e valorizar as tradições e a cultura, mas também para impulsionar o turismo e a economia do estado.
“A cultura junina vai muito além de celebrações. Ela impulsiona o turismo ao oportunizar que pessoas do Brasil e, também, do mundo escolham o Nordeste, incluindo o nosso Piauí, como rota para aproveitar esse período. Todo mundo se beneficia, pois movimenta a economia, tanto para os pequenos comerciantes, quanto para os grandes empresários. Certamente, quem veio, voltará nos próximos anos. Foi uma festa bonita”, pontuou o gestor.
Essa foi a primeira vez que o Festival Nordestino de Cultura Junina foi realizado na cidade de Picos. Vibrando e torcendo muito, o público lotou as arquibancadas da arena junina do Piauí Shopping, para acompanhar as apresentações dos 12 grupos de dança restantes.
A grande campeã foi a Explosão Estrelar, de Teresina, que também levou os prêmios de Melhor Marcador e Melhor Rainha Junina, e garantiu uma vaga no Festival Nacional, que vai ser realizado em julho no Estado da Bahia. Os grupos cearenses Nação Nordestina e Asa Branca conquistaram, respectivamente, o segundo e terceiro lugar na competição.
“Conseguimos ampliar horizontes e descentralizar o festival, trazendo para região de Picos um novo jeito de mobilizar o movimento junino. Nos dedicamos ao máximo para que tudo aconteça da melhor maneira possível, desde a construção da cidade junina até a execução do festival por inteiro. E agradecemos ao secretário Pablo Santos por acreditar e investir no evento e ao povo do município por receber de braços abertos esse projeto feito com muito carinho e dedicação”, disse Leonardo Carlos, presidente da Associação Brincantes, organizadora do evento.
Na arena musical, o público não ficou parado nem por um instante. Uma estrutura foi montada para a realização de shows musicais de artistas reconhecidos no cenário nacional. O Picos Cidade Junina foi uma realização da Pronome Eventos com patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo (Setur). A organização foi da Associação Brincantes do Folclore Nordestino, em parceria com Federação das Quadrilhas Juninas do Piauí (FEQUAJUPI) e apoio do Piauí Shopping.
Resultado final do 13º Festival Nordestino de Cultura Junina
1º – Explosão Estrelar (Teresina – PI)
2º – Nação Nordestina (Juazeiro do Norte – CE)
3º – Asa Branca (Campos Sales – CE)
4º – Mandacaru do Sertão (Barras – PI)
5º – Arrasta Pé dos Caipiras (Picos – PI)
6º – Amor Junina (Elesbão Veloso – PI)
7º – Explosão Caipira (Picos – PI)
Com informações da Associação Brincantes
Fonte: Governo PI