piauiense de jaicós itália

Piauiense de Jaicós mora na Itália e relata tensão causada pelo coronavírus

Jaicós

Uma piauiense, natural do município de Jaicós, mora na Itália há quase 10 anos. Ela relatou nessa quarta-feira (18) o que tem visto e também vivido no país após a mudança de rotina com a propagação do coronavírus.

Ana Paula tem residência estabelecida na região da Lombardia, 20 minutos distante de Milão, que passou a ser o centro da crise provocada pelo coronavírus.

“Eu e minha família estamos bem, graças a Deus. Até agora não tivemos nenhum caso em família, mas a situação é bem delicada, muito séria. Tudo aquilo que vocês estão vendo nos jornais e TVs é a realidade que estamos vivendo aqui, infelizmente,” relatou.

A Itália, atualmente, possui o maior número de casos da doença em toda a Europa. De acordo com a piauiense, no início, ninguém levou a sério o assunto, e todos achavam que era apenas mais uma gripe. Segundo ela, tudo mudou no país em apenas 25 dias.

“Já faz três semanas que estamos fechados em casa, o governo determinou o fechamento de tudo, menos farmácias e supermercados, que são vistoriados regularmente pela polícia municipal afim de evitar aglomerações. Cada família tem direito a ida ao supermercado e farmácia apenas uma vez a cada semana, pois existe uma lei rígida a esse respeito”, explicou.

Ela disse ainda que outra grande preocupção existente é a falta de vagas em hospitais e também a montagem de centros de atendimentos montados em espaços abertos onde funcionavam feiras para que o atendimento chegue às novas vítimas da doença.

“Eu estava comentando para duas amigas aqui, que estava muito preocupada com o Brasil porque me pareceu que o pessoal estava levando muito na brincadeira e isso aconteceu aqui na Itália também. No início ninguém estava acreditando e como consequência, perdemos o controle da situação”, acrescenta.

Outro fator preocupante relatado por Ana Paula é que os pacientes não têm direito a nenhum acompanhante, pois morrem no hospital e lá mesmo são cremados, sendo devolvido somente as cinzas.

“A minha maior preocupação é porque vivo numa região da Itália onde existem os melhores hospitais, a medicina é muito avançada e contanto, ainda estamos passando por todo esse caos. E no Brasil, além de todo o problema com a saúde pública, muitos brasileiros ainda não estão levando a sério, pois a situação é muito mais complexa do que todos podem imaginar.”

Para finalizar, Ana Paula reforçou a importância dos cuidados básicos e da permanência das famílias nas suas casas: “Fiquem em casa e colaborem lavando as mãos, evitando contato físico e todas as outras formas de contágio. Aqui na Itália a situação chegou a tal ponto, pelo fato de no início também não ter sido levada a sério”.

Com informações do Noticiei

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário