Partido conservador da Grécia vence eleição nacional

Partido conservador da Grécia vence eleição nacional

Internacional

O partido governista da Grécia, Nova Democracia, obteve uma vitória esmagadora em uma eleição parlamentar, mas ficou aquém do limite necessário para formar um governo por conta própria.

O primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis e seu partido conservador tinham uma vantagem de 40,8 por cento dos votos com base em mais de 90 por cento das cédulas contadas na noite de domingo, contra 20,1 por cento do partido de esquerda Syriza, liderado por Alexis Tsipras.

O Ministério do Interior da Grécia projetou que a Nova Democracia poderia ganhar 145 assentos no parlamento, seis a menos de uma maioria absoluta.

“[The exit polls] mostrar uma clara vitória para o Nova Democracia e uma clara renovação do mandato para continuar as grandes mudanças buscadas pela sociedade grega”, disse o porta-voz do governo Akis Skertsos, enquanto o partido começava a comemorar sua forte exibição.

Se confirmado pelos resultados completos, a exibição de domingo seria uma grande decepção para o Syriza e um desempenho melhor do que o esperado para o Nova Democracia.

Mas como não conseguiu uma maioria absoluta para governar sozinho, o partido conservador terá dificuldades para formar um governo sem buscar parceiros de coalizão e pode ser forçado a convocar uma nova votação dentro de um mês.

O Nova Democracia indicou que prefere buscar uma vitória clara em uma segunda eleição e ser capaz de governar por conta própria.

“Dissemos que queremos governar sem rodeios porque isso garantiria a estabilidade e o caminho a seguir. Portanto, temos o direito de pedir isso ao povo grego nas próximas eleições”, disse o ministro da Ordem Pública, Takis Theodorikakos, à televisão Skai logo após o encerramento das urnas na noite de domingo.

A eleição foi realizada sob uma nova lei de representação proporcional, o que torna particularmente difícil para qualquer partido ganhar assentos parlamentares suficientes para formar um governo por conta própria.

Se uma segunda eleição for realizada, provavelmente no final de junho ou início de julho, a lei mudará novamente, mudando para um sistema que recompensa o partido líder com assentos extras e tornando mais fácil para ele ganhar uma maioria parlamentar.

Desengajamento político entre os jovens

O estudante universitário Petros Apostolakis expressou seu descontentamento com as pesquisas de boca de urna. “Não estou muito feliz [with the results…] Nos últimos anos, tenho visto [the] Partido da Nova Democracia implementando agendas que nada têm a ver com os interesses da minha geração”, disse ele à Al Jazeera em Atenas, citando a mudança climática e os altos preços das moradias como algumas das questões que foram negligenciadas.

George Tzogopoulos, professor da Universidade Demócrito da Trácia, disse à Al Jazeera que os jovens estavam insatisfeitos com a classe política como um todo. “Mas o que aconteceu é que eles não compareceram e votaram, expressaram sua raiva com manifestações ou pelas redes sociais. [instead],” ele disse.

“Foi assim que o Nova Democracia conseguiu um sucesso tão impressionante”, acrescentou Tzogopoulos.

A eleição de domingo é a primeira da Grécia desde que sua economia deixou de estar sob estrita supervisão de credores internacionais que forneceram fundos de resgate durante a crise financeira de quase uma década no país.

Mitsotakis, um ex-executivo bancário de 55 anos formado em Harvard, venceu as eleições de 2019 com a promessa de reformas voltadas para os negócios e prometeu continuar com os cortes de impostos, aumentar os investimentos e fortalecer o emprego na classe média.

Sua popularidade foi atingida após um desastre ferroviário em 28 de fevereiro que matou 57 pessoas depois que um trem intermunicipal de passageiros foi acidentalmente colocado na mesma linha férrea de um trem de carga que se aproximava. Mais tarde, foi revelado que as estações de trem tinham poucos funcionários e a infraestrutura de segurança quebrada e desatualizada.

Milhares de pessoas, muitas delas estudantes universitários, como as vítimas do desastre ferroviário, realizaram comícios nas cidades gregas para protestar contra o que consideraram negligência por parte do governo.

O governo também foi atingido por um escândalo de vigilância no qual jornalistas e proeminentes políticos gregos descobriram spyware em seus telefones. As revelações aprofundaram a desconfiança entre os partidos políticos do país em um momento em que o consenso pode ser extremamente necessário.

Apesar disso, o primeiro-ministro estava sempre à frente nas pesquisas de opinião no período que antecedeu a eleição.

Tsipras, 48, foi primeiro-ministro durante alguns dos anos mais tumultuados da crise. Ele lutou para recuperar o amplo apoio de que desfrutava quando chegou ao poder em 2015 com a promessa de reverter as medidas de austeridade impostas pelo resgate.

O alto funcionário do Syriza, Dimitris Papadimoulis, vice-presidente do Parlamento Europeu, disse à TV estatal ERT que, se confirmado, o resultado estaria “significativamente longe” dos objetivos do partido e marcaria uma falha em reunir oposição ao governo.

O partido do Movimento Socialista Pan-helénico (PASOK), outrora dominante na Grécia, provavelmente estará no centro de qualquer negociação de coalizão. As pesquisas de boca de urna têm o potencial criador de reis entre 9,5 e 12,5 por cento.

O líder do PASOK, Nikos Androulakis, 44, estava no centro do escândalo de escutas telefônicas em que seu telefone foi alvo de vigilância.

Mas o relacionamento ruim de Androulakis com Mitsotakis, que ele acusa de encobrir o escândalo das escutas telefônicas, significa que um acordo com os conservadores seria difícil. Seu relacionamento com Tsipras – que ele acusou de tentar roubar os eleitores do PASOK – também é ruim.

Na corrida para a votação, Androulakis descartou firmemente a formação de uma parceria com os conservadores de Mitsotakis.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa