Papa diz que Vaticano está envolvido em missão de paz na Ucrânia e na Rússia

Papa diz que Vaticano está envolvido em missão de paz na Ucrânia e na Rússia

Internacional

O comentário do papa vem horas depois de Moscou dizer que suas forças avançaram na linha de frente da cidade de Bakhmut.

O Vaticano está envolvido em uma missão de paz para tentar acabar com o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, disse o Papa Francisco, recusando-se a dar mais detalhes.

“Estou disposto a fazer tudo o que tiver que ser feito. Há uma missão em andamento agora, mas ainda não é pública. Quando for público, vou revelá-lo”, disse o papa a repórteres no domingo, durante um voo para casa após uma visita de três dias à Hungria.

“Acho que a paz sempre se faz abrindo canais. Você nunca pode alcançar a paz por meio do fechamento … Isso não é fácil.

O papa acrescentou que conversou sobre a situação na Ucrânia com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, e com o metropolita Hilarion, bispo que representa a Igreja Ortodoxa Russa em Budapeste.

“Nessas reuniões, não falamos apenas de Chapeuzinho Vermelho. Falamos de todas essas coisas. Todos estão interessados ​​no caminho para a paz”, afirmou.

INTERATIVO-QUEM CONTROLA O QUE NA UCRÂNIA
(Al Jazeera)

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022, o Papa Francisco implorou pela paz praticamente semanalmente e expressou repetidamente o desejo de atuar como um intermediário entre Kiev e Moscou. Até agora, sua oferta falhou em produzir qualquer avanço.

O primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, se encontrou com o papa no Vaticano na quinta-feira e disse que discutiu uma “fórmula de paz” apresentada pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy. Ele disse que também convidou o pontífice para visitar Kiev.

O Papa Francisco, de 86 anos, disse anteriormente que quer visitar Kiev, mas também Moscou em uma missão de paz.

Mais quatro trimestres em Bakhmut

O anúncio do papa ocorre horas depois de Moscou afirmar que suas forças assumiram o controle de mais quatro bairros urbanos na cidade ucraniana de Bakhmut, na linha de frente.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que unidades de suas Forças Aerotransportadas imobilizaram as forças ucranianas nos arredores norte e sul da cidade.

A Ucrânia não respondeu imediatamente às reivindicações.

As forças russas tentam há meses capturar Bakhmut, um centro de transporte e logística na província ucraniana de Donetsk, que faz parte da região industrializada de Donbass, de língua russa.

Dezenas de milhares foram mortos, milhões desenraizados e cidades inteiras foram arrasadas durante a guerra na Ucrânia.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa