No município de Grajaú-MA, um pai foi preso em flagrante na noite dessa terça-feira (31) sob suspeita de torturar o filho de 15 anos, que possui deficiência intelectual.
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) informou que o adolescente sofreu intensa agressão física pelo suspeito, como comprovado em laudo pericial, fotografias e marcas no corpo da vítima.
Durante uma escuta especializada, o jovem relatou que o pai ficava agressivo após consumir bebida alcoólica e que havia sofrido agressões com pedaços de pau e que teve a cabeça em submersão dentro de um balde d’água e até mesmo acorrentado.
No relatório de escuta a psicóloga que ouviu o adolescente confirmou que a vítima No relatório de escuta a psicóloga que ouviu o adolescente consignou que a vítima “estava com sinais visíveis de maus-tratos, negligência, lesões corporais nas costas e pernas e com higiene insuficiente”.
Ao cumprir o mandado de prisão, a polícia encontrou com o homem duas espingardas e uma arma conhecida como “badogue”, que é utilizada na caça de animais silvestres. Ele foi autuado por crimes de tortura e posse ilegal de arma de fogo e se encontra à disposição da Justiça.
O que é deficiência intelectual?
A deficiência intelectual é uma condição que se caracteriza por uma incapacidade na capacidade de aprendizado, raciocínio, compreensão e julgamento, afetando o funcionamento cognitivo e o desempenho escolar ou profissional. Esta condição pode ser decorrente de fatores genéticos, problemas durante o desenvolvimento cerebral, lesões químicas, entre outros. A gravidade da deficiência intelectual varia de pessoa para pessoa e pode afetar a vida cotidiana de maneira significativa.
Com informações do g1